sexta-feira, 18 de setembro de 2015

ESTADOS UNIDOS - ÁREAS INDUSTRIAIS E PRINCIPAIS PORTOS

Os Estados Unidos tornaram-se a mairo potência industrial do mundo no decorrer do século XX. As primeiras áreas a se industrializar foram a região Nordeste e os Grandes Lagos, que ainda hoje representam o maior complexos industrial do mundo. Mais tarde, outras áreas passaram também a concentrar grnades parques industriais, como você pode observar no mapa. O parque industrial dos Estados Unidos representa cerca de 25% da produção mundial. Além das indústrias tradicionais - siderúrgica, química, automobilística, etc. - existem atualmente as moderníssimas indústrias de tecnologia de ponta. São as indústrias de equipamentos eletrônicos, aeroespáciais, nucleares, de microrrobôs, química fina, biogenética e engenharia genética, que exigem uma integração entre ciência, tecnologia, empresa, universidade e Estado.

Observe o mapa e complete as lacunas, se necessário utlilize um atlas:

1. No oeste dos Estados Unidos, as regiões industriais localizam-se nas proximidades das cidades de _______________, _______________, _______________ e _______________.

2. Quatro cidades dos Estados Unidos em cuja região industrial se localizam indústrias aeronáuticas: _______________, _______________, _______________ e _______________.

3. Cidades da costa oeste dos Estados Unidos em cuja região industrial se localiza a indústria aeroespacial: _______________ e _______________.

4. Cidade dos Estados Unidos, próximo ao golfo do México, em cuja região industrial se localizam as refinarias e indústrias químicas: _______________, no Texas, onde se encontram as maiores reservas de _______________ e _______________.

5. Os grandes centros siderúrgicos norte-americanos aparecem em maior número na região Nordeste dos Estados Unidos, devido à existência de jazidas de _______________ e de _______________.

6. O principal centro da indústria automobilística dos Estados Unidos, situada próximo ao lago Eire, esta cidade recebeu o título de "capital do automóvel". Trata-se da cidade de _______________.

7. Três cidades dos Estados Unidos em cuja região industrial se localizam indústricas alimentícias: _______________, _______________ e _______________.

8. Cidade da costa oeste dos Estados Unidos em cuja a regão industrial se localiza a indústria naval: _______________.

9. A maior concentração de indústrias nos Estados Unidos ocorre no _______________ e nas proximidades dos _______________.

10. Birmingham é uma região industrial com grandes centros siderúrgicos. Cite os recursos minerais que aparecem em áreas próximas a essa região e que são importantes para o desenvolvimento desse tipo de indústria: _______________ e ________________.

11. As centrais nucleares localizam-se em maior número na costa _______________ e nas proximidades dos _______________, enquanto as usinas hidrelétricas ocorrem em sua maior parte na costa _______________.

12. As indústrias de aeronaves localizam-se nas regiões industriais onde se destacam as cidades de _______________, no noroeste dos Estados Unidos, de _______________ , na costa oeste, e de _______________, no sudoeste.

13. Essas indústrias vem causando uma verdadeira revolução ao fabricar produtos em escala somente após os testes feitos em laboratórios de pesquisa. São chamadas ________________________________________, cujos pólos principais são: _______________, _______________ e _______________.

14. A indústria têxtil está situada em regiões próximas às cidades de _______________ e _______________.

15. Encontre no diagrama os principais portos norte-americanos:

16. Coloque V se a afirmativa for verdadeira ou F se for falsa:
(    ) A mais antiga área industrial dos Estados Unidos encontra-se no sul, junto ao golfo do México.
(    ) Próximo a São Francisco, no oeste norte-americano, encontra-se o Vale do Silício, um dos mais importantes tecnopolos do mundo, especializado em informática e microeletrônica.
(    ) Detroit, na região dos Grandes Lagos, possui importante indústria automobilística.
(    ) Está no litoral do Atlântico a maior concentração de portos dos Estados Unidos.
(    ) Na região central dos Estados Unidos não há concentrações industriais.
(    ) Los Angeles e São Francisco apresentam importantes portos, além de grandes concentrações industriais.
(    ) O complexo industrial norte-americano está localizado na costa oeste dos Estados Unidos, à margem do oceano Pacífico.
(    ) A industria aeronáutica norte-americana localiza-se nas regiões industriais situadas no nordeste dos Estados Unidos, entre os Grandes Lagos e o oceano Atlântico. 

Gabarito:
1. Los Angeles, São Francisco, Portland e Seattle.
2. São Francisco, Los Angeles, Seattle e St. Louis.
3. Los Angeles e Seattle.
4. Houston - petróleo e gás natural.
5. ferro e de carvão mineral.
6. Detroit.
7. São Francisco, Chicago e Minneapolis.
8. São Francisco.
9. nordeste e Grandes Lagos.
10. ferro e carvão mineral.
11. leste -  Grandes Lagos - oeste.
12. Seattle - São Francisco - Los Angeles
13. indústrias de tecnologia de ponta - Nova York, Austin e São Francisco
14. Atlanta e Nova York.
15.












16. F - V - V - V - F - V - F - F

Nenhum comentário:

Postar um comentário