segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Atividade 9º Ano - Projeto Araribá - Pagina 158

1. A respeito dos aspectos naturais e econômicos da Rússia, faça o que se pede.
a) Aponte as principais características do relevo do país.
O relevo da Rússia apresenta altitudes predominantemente baixas, com até 500 m, destacando-se duas grandes planícies: a Russa, situada no noroeste, e a Siberiana, na porção centro-ocidental. A leste da planície Siberiana está localizado o Planalto Central Siberiano, com altitudes modestas, em que há cadeias montanhosas antigas, com concentração de minerais, com ouro e diamante. Nos Montes Urais, outra cadeia montanhosa antiga, também há importantes jazidas minerais, sobretudo de carvão.
b) Qual aspecto natural marca a divisão do território russo entre a Europa e a Ásia?
Os Montes Urais marcam a divisão entre as porções europeia e asiática.
c) Identifique os principais recursos minerais.
Os principais recursos minerais encontrados na Rússia são o minério de ferro, o carvão, o petróleo e o gás natural.
d) Quais são os principais produtos agropecuários?
Os principais produtos agrícolas são: trigo, centeio, beterraba açucareira, linho, algodão, girassol e cevada. Na pecuária, destacam-se os rebanhos bovino, ovino e suíno.

2. Aponte as mudanças ocorridas na Rússia a partir da transição da economia planificada para a capitalista.
A transição da economia planificada para a capitalista provocou várias mudanças como: a privatização das antigas empresas estatais; a introdução da concorrência e da competição; a busca do lucro como meta política e econômica; a liberação de preços; a abertura ao capital estrangeiro; a ênfase na modernização da economia em detrimento do desenvolvimento social.

3. Sobre o Japão, responda.
a) Caracterize a sua distribuição populacional, relacionando-a aos aspectos naturais do território.
A população japonesa é predominantemente urbana, concentrando-se em grandes centros urbanos, como Tóquio, Osaka e Nagoya. Devido ao relevo montanhoso na porção central do território, há irregularidades na distribuição da população, concentrada no litoral, sobretudo na porção sudeste da ilha de Honshu e na porção noroeste da Shikoku.
b) Cite as causas e as consequências do baixo crescimento vegetativo da população.
Baixo crescimento vegetativo da população está relacionado à queda constante das taxas de natalidade, motivada pelo alto nível educacional da população, a maior inserção da mulher japonesa no mercado de trabalho e a formação de uma sociedade informatizada e altamente competitiva. Como consequência há o envelhecimento da população, que demanda investimentos cada vez maiores na saúde pública e na previdência social, além da falta de mão de obra, que tem incentivado a imigração de dekasseguis para o país.
c) Quais são os principais ramos industriais presentes no país?
Os principais ramos industriais no Japão são: o siderúrgico, o automobilístico, o eletrônico, o naval e o têxtil.

4. Os itens a seguir descrevem alguns dos Tigres Asiáticos. Descubra qual.
a) A atividade industrial é de extrema importância para o pais; seu relevo montanhoso impede um maior desenvolvimento da agricultura.
Coréia do Sul
b) O território foi alvo de muitas disputas entre chineses e japoneses até que, em 1949, tornou-se um Estado à parte, capitalista, com fugitivos do regime socialista implantado na China.
Taiwan
c) É um dos maiores centros financeiros e de serviços do mundo. Foi devolvido a China em 1997, porém, manteve sua estrutura de governo autônoma e seu sistema socioeconômico.
Hong Kong
d) É um país socialista com pouco intercambio com o exterior. A economia sofreu um colapso com o fim da União Soviética.
Coréia do Norte
e) Cidade-Estado membro da Comunidade Britânica das Nações. A maioria da população é de origem chinesa, porém encontram-se malaios, indianos, britânicos e japoneses, compondo um mosaico cultural.
Cingapura

6. Com base no texto e na foto a seguir, faça o que se pede.
“Desde meados dos anos sessenta até meados dos anos noventa, as economias dos países do Sudeste da Ásia cresceram mais rapidamente do que em todas as outras regiões do mundo, lideradas pelos quatro Tigres Asiáticos (Hong Kong, Coreia do Sul, Cingapura e Taiwan). Em 11 anos (a começar por volta de 1966), esses quatro países Tigres se alçaram do Terceiro para o Primeiro Mundo com economias avançadas e desenvolvidas. [...]”WILSON, Sybil E. A educação abre as portas para um mundo melhor. Educação. Porto Alegre, V. 34, n. 2. p. 246, maio/ago. 2011. Disponível em http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs Acesso em 14 mar. 2012.

a) Identifique os Tigres Asiáticos de primeira geração e aponte as principais atividades econômicas e ramos industriais de cada um.
Coreia do Sul: a indústria é a principal atividade econômica, com destaque para a produção de automóveis, eletroeletrônicos, calçados e roupas.
Hong Kong: é um dos maiores centros financeiros e de serviços do mundo, concentrando grande quantidade de bancos, seguradoras e companhias de exportação e importação.
Taiwan: destaque para as indústrias metalúrgicas, siderúrgicas e de vestuário.
Cingapura: destaca-se nos serviços portuários e bancários, no turismo e nas indústrias química e de equipamentos eletroeletrônicos.
b) Identifique os Tigres Asiáticos de segunda geração.
Os Tigres Asiáticos de segunda geração são: Filipinas, Tailândia, Malásia, Indonésia e Vietnã.
c) Como o desenvolvimento econômico dos Tigres Asiáticos ressaltado pelo texto pode ser constatado na paisagem urbana apresentada pela foto de Cingapura?
O desenvolvimento econômico dos Tigres Asiáticos, ressaltado pelo texto é percebido, na foto, pela paisagem urbana marcada por edifícios imponentes e de arquitetura contemporânea e arrojada.

12 comentários: