sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Atividade 9º Ano - Projeto Araribá - Página 131 - Kibutz


1. Originalmente, em que consistia o kibutz? Quais as funções atribuídas a ele?
kibutz foi idealizado no final do século XIX e consistia em fazendas coletivas de caráter cooperativo similar ao sistema socialista de produção agrícola (kolkhoses), inicialmente formado por colonos judeus que migraram para Israel. Além de ser utilizado para a produção agrícola, tinha uma função estratégica, pois a maioria dessas propriedades coletivas localizava-se próximo a áreas fronteiriças, estratégicas para a defesa do Estado de Israel.

2. Com qual objetivo o kibutz foi criado?
A migração para a região aumentou após a criação do Estado de Israel, em 1948. O kibutz foi implantado com o objetivo de abastecer os judeus, que chegavam ao país recém-criado, com a sua produção agrícola.

3. Discorra sobre o outro modelo agrícola criado pelo governo israelense.
O outro modelo agrícola criado é o moshav, que consiste num tipo de fazenda concedida pelo governo cuja produção é voltada basicamente para o mercado. Este modelo exigiu o investimento em tecnologias mais modernas resultando no aumento da produtividade.

4. Qual medida foi tomada pelo Estado de Israel em relação à produção agrícola em áreas desérticas?
Foi criado um fundo para arrecadar recursos para o aproveitamento agrícola de áreas desérticas. Este fundo possibilitou o desenvolvimento de técnicas de irrigação para o cultivo em solos do deserto de Neguev, além da utilização da tecnologia de dessalinização da água do mar.

Um comentário:

  1. Adorei...salvou minha vida...eu já tava quase entrando em desespero kkk

    ResponderExcluir