segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Atividade 9º Ano, Projeto Araribá - Páginas 168 e 169

1. Caracterize a economia indiana.
A agricultura é atividade econômica que concentra a maior parcela da população ativa na Índia. Os destaques ficam: ara os cultivos de arroz, milho, trigo, algodão, cana-de-açúcar, juta e chá. O processo de industrialização, apesar de bastante significativo, atingiu apenas algumas cidades e regiões, destacando-se as indústrias 'ide informática, produtos químicos, farmacêuticos, processamento de comida, aço e mineração.

2. Aponte as consequências que o modelo agrícola baseado nas plantations conferiu à Índia.
O modelo agrícola baseado nas plantations, ou seja, nas grandes propriedades monocultoras com produção destinada à exportação, inviabilizou o plantio de produtos para a alimentação da população, o que contribuiu e contribui para a fome e a desnutrição no país. Também provocou alterações no modelo social e produtivo, dificultando a industrialização e a modernização da sociedade indiana.

3. A respeito do processo de independência da colônia britânica denominada ”União Indiana", faça o que se pede.
a) Quem foi o líder da independência e quais aspectos marcaram as mobilizações desencadeadas por ele?
O líder da independência da União Indiana foi Mohandas Gandhi, que defendia a resistência pacífica, que incluía boicotes aos produtos ingleses e recusa ao pagamento de impostos como forma não violenta de protesto e manifestação da insatisfação ante a ocupação estrangeira.
b) A independência da União Indiana resultou na formação de quais países?
No processo de independência da União Indiana, surgiram a Índia e o Paquistão.
c) Identifique qual território está sob disputa por estes dois países.
A região da Caxemira está sob disputa entre a Índia e o Paquistão.

4. Responda às questões.
a) Na China, quais são as peculiaridades dos importantes centros costeiros?
Os importantes centros costeiros são as ZEEs (Zonas Econômicas Especiais), criadas na década de 1980 por Deng Xíaoping a fim de atrair investimentos estrangeiros e promover a industrialização do pais, oferecendo mão de obra abundante e barata e acesso ao imenso mercado consumidor chinês.
b) É possível afirmar que o crescimento econômico chinês ocorre em todo o país? Justifique sua resposta.
O crescimento econômico chinês não ocorre em todo o território, ao contrário, é bastante concentrado nas ZEEs e em algumas cidades que recebem vultosos investimentos governamentais. Apesar do crescimento anual de quase 10% desde a década de 1980, as áreas urbanas são mais ricas do que as áreas rurais, e as províncias da porção oeste, a exemplo do Tibete, apresentam níveis de vida bastante baixos, diferentemente das cidades da porção leste, que possuem indicadores sociais mais elevados.

5. Descubra a que cada item a seguir se refere.
a) Política econômica lançada pela China, inspirada no modelo econômico e industrial soviético, para o desenvolvimento das indústrias no país.
Grande Salto para a Frente.
b) Iniciou reformas econômicas na China para que o país se abrisse para um modelo capitalista.
Deng Xiaoping.
c) Maior etnia na China.
Han.
d) Guerras entre a Grã-Bretanha e a China, que tiveram como vencedores os britânicos. Os chineses, derrotados, assinaram o Tratado de Nanquim, que cedia Hong Kong aos vencedores.
Guerras de Ópio.
e) Boicotes aos produtos ingleses e recusa de pagamento de impostos pela Índia para mostrar a insatisfação com a ocupação estrangeira no país.
Desobediência civil não violenta.
f) Hidrelétrica na China maior que a hidrelétrica de Itaipu.
Três Gargantas.
g) Período de transformações na China, no qual estudantes da Guarda Vermelha perseguiam quem não seguia as ideias do Livro Vermelho.
Revolução Cultural.
h) Líder do movimento nacionalista indiano.
Mohandas Gandhi.

11. Leia o texto a seguir e responda as questões.
“Há dez anos, no dia 30 de novembro [de 2001], criei o acrônimo Bric para descrever a provável expansão vigorosa das economias do Brasil, Rússia, Índia e China. [...]Há 10 anos, eu pensava que a China poderia se tornar tão grande quanto a Alemanha. No entanto, ela chegou ao dobro do tamanho da Alemanha e passou à frente do Japão. O Brasil superou a Itália e é hoje a 7ª maior economia mundial, muito mais do que eu calculara [...].”O’NEILL, Jim. 10 anos de Brics, muito para comemorar. O Estado de S. Paulo, 1° jan. 2012. Economia. Disponível em . Acesso em 17 mar. 2012.
a) Quais características os países do Bric têm em comum?
São países emergentes ou em desenvolvimento devido aos índice de crescimento econômico acima da média mundial nos últimos anos e ao intenso processo de industrialização que vêm apresentando nas últimas décadas. Contudo, apesar do crescimento econômico, a desigualdade social e a qualidade de vida da população ainda não atingiram níveis adequados. 
b) Atualmente, quais desafios esses países enfrentam?
Os principais desafios são: promover o desenvolvimento socioeconômico diminuindo a concentração de renda e garantindo acesso aos serviços e à infraestrutura básica; diminuir as taxas de analfabetismo e mortalidade infantil; aumentar a expectativa de vida; aumentara oferta de empregos e assegurar os direitos trabalhistas; manter o crescimento econômico e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente, evitando a superexploração dos recursos naturais e investindo em fontes de energia renováveis.

13. (Unifesp, 2009) A industrialização do sudeste asiático ocorreu em duas etapas. Na primeira, surgiram os chamados tigres de primeira geração, que receberam capital do Japão. Na segunda, eles investiram nos tigres da segunda geração. Indique a alternativa que lista corretamente os tigres asiáticos de primeira e de segunda geração.


Primeira geração
Segunda geração
A
Coreia do Sul, Taiwan e Cingapura
Indonésia, Malásia e Tailândia
B
Coreia do Sul, Malásia e Taiwan
Cingapura, Indonésia e Tailândia
C
Taiwan, Tailândia e Malásia
Coréia do Sul, Cingapura e Indonésia
D
Coreia do Sul, Cingapura e Indonésia
Malásia, Tailândia e Taiwan
E
Cingapura, Indonésia e Tailândia
Coreia do Sul, Malásia e Taiwan



3 comentários: