quinta-feira, 31 de março de 2016

Atividade 9º Ano - Projeto Araribá: Páginas 30 e 31

2. Cite eventos marcantes do final da Guerra Fria.
O processo de reestruturação econômica (perestroika) e a abertura política (glasnost) promovido pelos governos soviética  de Mikhail Gorbatchev a partir de 1985; a queda do Muro de Berlim, em 1989, símbolo da opressão e da divisão da Europa entre capitalismo e socialismo; a reunificação alemã em 1990; e o desmembramento da URSS em 1991.

3. Explique o que é terrorismo.
O terrorismo pode ser definido como um tipo de ação caracterizado pelo emprego sistemático de métodos violentos para criar situações de medo, visando a algum objetivo político.

7. Leia o texto a seguir e faça o que se pede.
"O terrorismo constitui uma forma de luta particularmente ignóbil por atingir civis não combatentes. Nenhuma causa, por mais justa que seja, justifica o recurso a esse método desprezível. Os atentados de 11 de setembro de 2001, assim como os mais recentes, em Casablanca, Riad, Istambul, Moscou, Haifa e Jerusalém, apenas provocam repugnância e aversão. O que também ocorre, aliás, quando alguns governos utilizam, como represálias, o "terrorismo de Estado".
Atordoadas pelos atentados de 11 de setembro, tão violentos quanto inesperados, as autoridades de inúmeros países se apressaram em promulgar leis definindo estes novos tipos de crime, proibindo determinadas organizações, restringindo as liberdades civis e diminuindo as garantias contra a transgressão dos direitos fundamentais. [...]"
RAMONET, Ignácio. Antiterrorismo. Le monde diplomatique Brasil. 1º de abr. 2004. Disponível em  . Acesso 10 fev. 2012.

Explique por que o conceito de terrorista muda em função das circunstâncias políticas. Exemplifique.
Determinado grupo ou pessoa pode ser recriminada pela autoridades de um país pelo uso de ações violentas para atingir seus objetivos políticos, como a independência, a reivindicação de melhores condições de vida, a liberdade civil, a igualdade entre porções da população etc. Entretanto, quando estes objetivos são alcançados, ou há mudanças no regime político ou no governo, a forma como as autoridades definem esses grupos ou pessoas também podem ser alteradas, ou seja, antigos terroristas podem passar a ser considerados heróis. Como exemplos temos o caso de Nelson Mandela e Yasser Arafat. Isso demonstra que o conceito de terrorista muda de acordo com as circunstâncias políticas.

9.  Observe as fotos e responda.
Em 1957, os soviéticos enviaram a cadela Laika ao espaço, famosa por ter sido o primeiro ser vivo a ter essa experiência.
O astronauta estadunidense Edwin E. Aldrin Jr. foi o segundo homem a pisar na Lua em 1969.
Imagem de satélite: furacão Katrina sobre a Flórida (Estados Unidos, 2005).
a) O que foi a corrida espacial?
Foi uma disputa entre as duas grandes potências da Guerra Fria, Estados Unidos e URSS, por avanços no campo espacial. Os soviéticos chegaram primeiro ao espaço, e os Estados Unidos enviaram o primeiro homem à Lua.
b) O que pretendiam Estados Unidos e União Soviética com a corrida espacial?
As duas potências pretendiam influenciar outros países, por meio de uma disputa ideológica, demonstrando que sua tecnologia e seu sistema de governo eram superiores aos do rival.

10. (UEL, 2005) Analise a figura a seguir.

Em março de 1946, Churchill, Primeiro Ministro da Inglaterra, em visita aos EUA, fez um discurso afirmando que sobre a Europa havia descido uma "cortina de ferro" e que muitos países estavam se subordinando a uma "esfera soviética". Prosseguia: "Não creio que a Rússia deseja a guerra. O que deseja são os frutos da guerra e uma expansão indefinida de seu poder e doutrina". Os interesses econômicos e as diferenças ideológicas entre os dois blocos que surgiram no pós-guerra não poderiam ficar imunes aos conflitos que estavam por vir. Era o início da Guerra Fria.


(Adaptado de: SECO, Javier Fisac. "La caricatura política en la Guerra Fria (1946-1963)". Valência: Universidad de Valência, 2003. p.1.) 


Com base na caricatura, no texto, e nos conhecimentos sobre a Guerra Fria, é correto afirmar:
a) No pós-guerra, artistas de diferentes tendências culturais foram impedidos de divulgar seus trabalhos e apresentar suas leituras críticas sobre o período.
b) A caricatura e o texto acentuam a postura pacífica dos EUA em face da Guerra Fria e do fortalecimento do Bloco Soviético.
c) O texto enfatiza o fato de que a Guerra Fria inviabilizou a Coexistência Pacífica, na medida em que os confrontos ideológicos impediram o estabelecimento de relações diplomáticas e de acordos entre os blocos.

d) Caricatura e texto indicam que a Guerra Fria pode ser sintetizada na tríade: polarização ideológica, equilíbrio nuclear e áreas de influência.
e) A caricatura, produzida por militantes sindicais capitalistas, apresenta Churchill despreocupado com os movimentos revolucionários vitoriosos na Europa Oriental.

3 comentários:

  1. Qual a relação entre as 3 imagens da nº 9?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma representação evolutiva do uso da tecnologia, que no período da Guerra Fria abriu um grande leque de produtos com alta tecnologia que hoje fazem parte da vida diária de qualquer cidadão. Na época em que a primeira imagem se apresenta não existiam satélites, hoje temos satélites para leitura climáticas, uso de telecomunicação entre outras milhares de atividades.

      Excluir
  2. Você poderia me explicar o porque da resposta da questão numero 10?

    ResponderExcluir