quarta-feira, 6 de abril de 2016

Atividade 8º Ano - Projeto Araribá: página 26 - Geografia e regionalização do espaço

1. Quais são as gases de desenvolvimento do sistema capitalista? Explique resumidamente cada uma delas.
As fases de desenvolvimento do sistema capitalista são:
CAPITALISMO COMERCIAL: fase marcada pela expansão marítima iniciada com as Grandes Navegações no século XV, permitindo que os europeus tomassem contato com territórios desconhecidos. Esses territórios se tornaram suas colônias e forneciam escravos, matérias-primas e metais preciosos. Também recebiam o excedente populacional europeu. O comércio dessas mercadorias possibilitou a acumulação de capital pela burguesia.
CAPITALISMO INDUSTRIAL: com a acumulação de capital e as crescentes demandas do mercado consumidor, inova-se a forma de produzir mercadorias, resultantes no surgimento das indústrias.
CAPITALISMO FINANCEIRO: fase de integração entre capital industrial e capital bancário. Nessa fase as indústrias incorporam ou criam bancos ou os bancos absorvem as indústrias. O capitalismo financeiro se consolidou após a Primeira Guerra Mundial. Uma forma de as indústrias garantirem dinheiro para seus investimentos é vender cotas de suas empresas - as ações - nas bolsas de valores.

2. Copie e complete a tabela em seu caderno.
Capitalismo  
Características: Propriedade privada dos  meios de produção. Economia de mercado.  Lei da oferta e da procura. Concorrência. Trabalho assalariado. Lucro.
Polo de influência na ordem bipolar: Estados Unidos  
Bloco da Europa correspondente ao polo de influência: Europa Ocidental            

Socialismo
Características: Estatização. Economia planificada. Pleno emprego. Relação social.
Polo de influência na ordem bipolar: União Soviética 
Bloco da Europa correspondente ao polo de influência: Europa Oriental


3. Explique.
a) O que são países considerados desenvolvidos.
Os países desenvolvidos são aqueles com economias desenvolvidas, ou seja, que possuem os maiores valores de PIB no mundo. Porém, não apenas a riqueza gerada dentro do país que o define como desenvolvido. A qualidade de vida (saúde, educação, bons salários,  melhor distribuição de renda, etc.) e o alto poder de consumo caracterizam esses países. Também investem amplamente em pesquisa e tecnologia e dispõem de maior poder de decisão em organismos internacionais.

b) O que são países considerados subdesenvolvidos.
Os países subdesenvolvidos, em sua maioria, foram colônias de exploração das metrópoles europeias. Hoje, sofrem com a má distribuição de renda, com a dependência econômica, política, tecnológica e até cultural dos países desenvolvidos, têm uma economia primário-exportadora e são poucos industrializados. Os setores primário e terciário da economia são os que mais absorvem a mão de obra da população. Esses países possuem altos índices de analfabetismo, mortalidade e natalidade e baixa qualidade de vida, ou seja, grande parte de sua população vive em condições precárias de moradia, sem saneamento básico em muitos casos, não tem acesso a boas escolas e hospitais e sofre com a violência e a desigualdade social.

c) O que são países considerados emergentes ou em desenvolvimento.
Os países emergentes ou em desenvolvimento são países que alcançaram um nível de industrialização e desenvolvem tecnologia e pesquisa em certas áreas. Suas economias são crescentes e até se destacam no cenário mundial, como o caso do Brasil. Porém, são subdesenvolvidos por ainda sofrerem com muitos problemas econômicos, políticos e, principalmente de vida e apresentam desigualdade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário