quarta-feira, 30 de março de 2016

Atividade 9º Ano - Projeto Araribá: página 20

1. Diferencie refugiados, requerentes de asilo e deslocados internos.
Refugiados: são pessoas que temendo serem perseguidas por motivo de etnia, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas, se encontram fora de seu país de origem e não podem ou, em virtude desse temor, não querem voltar ao seu país.
Requerente de asilo: é alguém que afirma ser refugiado, nas não teve seu pedido de asilo avaliado definitivamente pelo governo do país em que se encontra.
Deslocados internos: são pessoas que pelos mesmo motivos dos refugiados se deslocam dentro das fronteiras de seu próprio país.

2. Elabore uma definição para os conceitos apresentados a seguir utilizando as palavras:
a) Estado: organização política - instituições - poder legislativo, executivo e judiciário - forças armadas - soberania.
O Estado é uma forma de organização política que ordena a convivência dos habitantes de um país. É formado por instituições políticas e administrativas, encarregadas de exercer os poderes legislativo, executivo e judiciário, além das forças armadas. Ao ser reconhecido e respeitado pelos demais, um Estado adquire soberania, ou seja, plenos poderes para instituir e administrar normas e leis em seu território, sem que haja um poder superior a ele.
b) Nação: língua - religião - laços históricos, étnicos e culturais.
Uma nação é caracterizada por um coletivo humano que possui língua, religião e laços históricos, étnicos e culturais em comum.
c) Território: base física - soberania - fronteiras políticas - porção - continental e insular - subsolo - espaço aéreo - território - marítimo.
O território é a base física sobre a qual um Estado exerce a sua soberania, sendo delimitado por fronteiras políticas, que incluem a porção continental e insular, o subsolo, o espaço e o território marítimo.
d) País: território - fronteiras - unidade político-administrativa - nação - soberania - constituição.
O país é um território delimitado por fronteiras, formando uma unidade político-administrativa, com sua respectiva nação, soberania e Constituição.

3. Sobre a Primeira Guerra Mundial:
a) Quais motivos geraram o clima de tensão que antecedeu a guerra?
O clima de tensão que precedeu a Primeira Guerra Mundial foi gerado pela política imperialista, o nacionalismo e a corrida armamentista. O imperialismo europeu no final do século XIX foi responsável pela colonização do continente africano e do sul e sudeste asiático, sendo o Reino Unido, a França, a Bélgica e Portugal as principais potências dominadoras. Contudo, com a emergência dos Estados Unidos, Alemanha e Japão, e a desvantagem da Alemanha e Itália na partilha da África e da Ásia, houve focos de tensão no panorama internacional. Além disso, o nacionalismo alemão e a corrida armamentista entre essas potências mundiais resultaram na formação de alianças político-militares, que a partir de seus países-membros e aliados, polarizou a Primeira Guerra Mundial.
d) Qual país teve de reconhecer a culpa pelo conflito? Cite as penalidades impostas a esse país.
A Alemanha teve de reconhecer a culpa pelo conflito ao assinar o Tratado de Versalhes, que impunha penalidades como restituir os territórios da Alsácia e da Lorena à França, ceder suas colônias, submarinos e navios mercantes ao Reino Unido, França e Bélgica, reduzir seu poderio Bélico, ficando proibida de manter força aérea e marítima, de fabricar armas e de ter um exército com contingente superior a 100 mil homens.

4. Sobre a Segunda Guerra Mundial:
a) O que desencadeou o conflito?
O principal motivo que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi o expansionismo alemão impulsionado pelo nazifascismo.

5. Descreva as principais características do capitalismo e do socialismo.
As principais características do capitalismo são: proteção das liberdades individuais, econômicas de mercado e livre iniciativa empresarial. Por outro lado, o socialismo caracteriza-se pela busca por uma sociedade sem desigualdades e classes sociais, abolição da propriedade privada dos meios de produção e o controle estatal da produção e da distribuição.

6. Observe a tirinha e responda.
a) Como se caracterizou a Guerra Fria?
A Guerra Fria caracterizou-se pela divisão do mundo em dois polos de poder: o bloco ocidental capitalista liderado pelos Estados Unidos e o bloco oriental socialista liderado pela URSS. Tratava-se de uma divisão política, ideológica e militar, na qual se apresentavam dois modelos de sociedade distintos. Este conflito ficou conhecido como Guerra Fria por não haver confronto militares diretos entre as duas superpotências, embora confrontos militares tenham ocorrido para além de suas fronteiras.
b) Explique o que foi a corrida espacial e a corrida armamentista.
A corrida espacial foi uma competição científica e tecnológica entre Estados Unidos e URSS, na qual as superpotências buscavam demonstrar sua superioridade no tocante ao desenvolvimento científico e tecnológico, fazendo propaganda de suas conquistas e de seu modo de vida. A corrida armamentista teve início com o lançamento das bombas atômicas no Japão e foi marcada pelo esforço que os Estados Unidos e a URSS faziam para produzir armas com poder de destruição cada vez maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário