quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Atividade 9° Ano - Projeto Araribá - Páginas 186 e 187

4. Explique: o que são o Magreb e o Sahel?
O Magreb corresponde à costa mediterrânea do continente africano povoada, no passado, por povos berberes. O Sahel é a faixa de terras ao sul do Saara correspondente à transição entre o deserto e as regiões mais úmidas.

5. Leia o texto a seguir e responda.
"[...] Na África havia uma tecelagem relativamente desenvolvida que dinamizava o comércio com a Europa. Essa atividade, no entanto, perdeu importância para o tráfico de escravos africanos em direção à América, onde seriam utilizados nas mais diferentes atividades econômicas. Essa sangria de trabalhadores africanos perdurou por cerca de quatrocentos anos e tornou a África o continente mais sacrificado pelo capitalismo. É inegável a responsabilidade dos segmentos dominantes africanos nesse processo, pois caçavam escravos para vendê-los aos europeus. [...]DOWBOR, Ladislau. Formação do Terceiro Mundo. São Paulo: Brasiliense, 1982. p.27.
Na sua opinião, de que forma o processo de escravidão dos povos africanos afetou a economia e a sociedade do continente ao longo dos séculos?
O tráfico de escravizados era altamente rentável para as elites africanas, que durante quatrocentos anos praticamente abandonaram os investimentos em outras atividades.

6. Leia o texto a seguir e faça o que se pede.
"[...] Na África, por volta de 2020, entre 75 milhões de pessoas ficarão expostas a um maior estresse hídrico. O produto da agricultura irrigada por chuvas em alguns países da África poderá ser reduzido em até 50%. Áreas similares a desertos podem se expandir entre 5% e 8% em 2080. [...]"Google Notícias. As evidências científicas sobre as mudanças climáticas. Agência AFP, 21 nov. 2011. Disponível em http://news.google.com. Acesso em 26 de mar. 2012.
a) De acordo como o texto, qual é o grande problema social que ameaça a África num futuro próximo?
O estresse hídrico a ser enfrentado por milhões de pessoas.
b) Em relação à produção agrícola africana, explique o motivo dessa grande preocupação.
A agricultura é uma fonte indispensável de renda e sobrevivência na África. A escassez de água poderia implicar o aumento da fome e da miséria.
c) Aponte uma causa interna e  uma causa externa à África que acabam por resultar nas previsões feitas pelo texto.
Como causa externa podem-se apontar o histórico de exploração da África e a presença de empresas estrangeiras que provocam impactos ambientais. Como causas internas, podem-se citar os conflitos pelo controle de áreas que possuem abundância em recursos naturais e a forma descontrolada de exploração mineral, que resulta em modificações ambientais irreversíveis.

1. Por que os diamantes são chamados de "diamantes de sangue"?
São denominados "diamantes de sangue" os diamantes extraídos no continente africano em campos de mineração dominados por grupos guerrilheiros ou integrantes de conflitos civis armados. Esses diamantes são trocados por armas, alimentos e remédios.

2. Por que a origem dos diamantes é falsificada?
Porque os diamantes são obtidos dos mineradores sob a forma de coação e violência, e a troca por armas gera a permanência dos conflitos na região. Assim, os compradores buscam não gerar provas de envolvimento com a extração ilegal para não serem responsabilizados pela manutenção dos grupos guerrilheiros.

5 comentários: