domingo, 18 de outubro de 2015

Atividade 6º Ano - Projeto Arariba - Páginas 134 e 135

1. Responda.
Como a latitude  e a maritimidade influenciam na quantidade de chuvas de um local?
Em geral, nas áreas de baixa latitude, próximas à linha do Equador, onde a radiação solar incide de forma mais intensa, a evaporação é maior do que nas áreas subtropicais e polares. Por isso, nessas regiões, o nível de precipitação é maior. No caso da maritimidade, há maior precipitação em locais mais próximos ao mar, porque as águas oceânicas produzem mais evaporação que as águas continentais.

2. Relacione as principais formações vegetais do globo as características de cada uma delas.
Florestas Equatoriais e Tropicais - Savanas - Pradarias - 
Florestas Temperadas e Subtropicais - Estepes - Vegetação de deserto - 
Florestas Boreais - Vegetação Mediterrânea - Tundra -  Vegetação de altitude
I. Formada por musgos, líquens e umas poucas plantas rasteiras, essa formação vegetal é típica das regiões polares.
Tundra
II. Também conhecidas como Taiga ou Matas de Coníferas, ocorrem em áreas de clima frio sendo bastante exploradas para fornecimento de madeira.
Florestas Boreais
III. Característica de regiões com verões quentes e secos, como o sul da Europa, é formada predominantemente por vegetação arbórea e arbustiva distribuída de maneira dispersa.
Vegetação Mediterrânea
IV. Vegetação herbácea presente em regiões semiáridas, constituída de gramíneas que se distribuem de forma irregular, em forma de tufos e pequenos arbustos.
Estepes
V. Típica de áreas quente e úmidas, essas florestas apresentam grande biodiversidade e ocorrem em regiões da América Central e América do Sul, na África e no Sudeste Asiático.
Florestas Equatoriais e Tropicais
VI. Sua área original de ocorrência cobre partes dos Estados Unidos, da Europa e do Japão, regiões de clima temperado úmido. Foram quase totalmente destruídas ao longo do tempo.
Florestas Temperadas e Subtropicais
VII. Bioma característico de regiões tropicais com uma estação seca bem definida. É composta basicamente de arbustos, plantas rasteiras e poucas árvores.
Savanas
VIII. Formação vegetal muito aproveitada pela pecuária, é característica de áreas com baixa pluviosidade e formada basicamente por gramíneas e alguns arbustos.
Pradarias
IX. Ocorrem em regiões com pequenas quantidades de chuva e são formadas por plantas adaptadas a esse ambiente, como os cactos.
Vegetação de deserto
X. Formação vegetal característica de regiões montanhas, que apresenta variedade de porte em função do aumento da altitude. É comum a ocorrência de gramíneas, musgos e líquens.
Vegetação de altitude

3. Observe o mapa abaixo e compare-o com a figura , para responder às questões.

a) Que tipos de vegetação foram mais devastados no Brasil? E menos devastados?
As vegetações mais devastadas no Brasil foram: a Mata Atlântica e a Mata dos Pinhais (ou de Araucária). Atualmente, o Cerrado e a Floresta Amazônica também têm sido bastante desmatados. Apesar disso, a Floresta Amazônica ainda é o tipo de vegetação menos devastado, junto com o Complexo Pantanal, levando em conta o conjunto dessas formações vegetais.
b) Na sua opinião, quais foram as razões que motivaram o desmatamento?
O desmatamento: a ocupação humana, a exploração madeireira, a implantação de projetos agropecuários, a mineração e a construção de estradas.
c) Que tipo de vegetação original existe no estado onde você vive?
Região Sul: Campos, Mata Atlântica e Mata dos Pinhais.

5. Leia o texto a seguir e responda ao que se pede.
   "[...] a ocupação do Cerrado ocorreu em diferentes momentos e velocidades. Muito provavelmente a abertura de áreas de pastagem para a criação de gado de corte foi a principal causa de desmatamento do Cerrado. [...]   Dados obtidos no banco de dados do IBGE [...] indicam que a área ocupada pela cultura de soja tem aumento enormemente no país [...]   De modo contrário, culturas tradicionais como a mandioca, tipicamente associada a pequenas propriedades, tem decaído ao longo do tempo. O dado ilustra que as culturas tradicionais devem estar cedendo lugar para modernas culturas mecanizadas como a soja, algodão, milho, milheto, sorgo e girassol.   A partir dos resultados obtidos, podemos dizer que a situação do Cerrado é bastante crítica e preocupante. Mesmo os recentes esforços do Ministério do Meio Ambiente (MMA) de identificar áreas prioritárias para a conservação do conhecimento sobre a biodiversidade do bioma não têm sido capaz de conter a atual tendência ao desaparecimento do Cerrado. Estimamos que o bioma [estará] totalmente destruído no ano de 2030, caso as tendências de ocupação continuem causando uma perda anual de 2,2 milhões de hectares de áreas nativas."Machado, R. B. et al. Estimativa de perda da área do Cerrado brasileiro. Disponível em www.conservation.org.br. Acesso em 1º de nov. 2011
a) Quais são as principais causas do desmatamento do Cerrado brasileiro?
O desmatamento do Cerrado tem ocorrido para dar lugar à cultura mecanizada de grãos e, principalmente, pela implantação de pastagens para a criação de gado.
b) Segundo o texto, a diminuição da área do Cerrado para implantação de cultivos agrícolas podem trazer quais consequências aos pequenos produtores?
A introdução de novos cultivos agrícolas pode provocar a diminuição das áreas destinadas a culturas tradicionais importantes à subsistência dos pequenos produtores.
c) O que pode ser feito para evitar o desaparecimento dessa formação vegetal?
É necessário que o ritmo de desmatamento seja reduzido e que as áreas de conservação sejam respeitadas e ampliadas.

6. Observe a charge e responda.
a) Que problema ambiental está representado?
O desmatamento realizado para dar lugar à atividade pecuária.
b) Comente como esse problema tem afetado a vegetação em todo o mundo.
A devastação da vegetação tem colocado em risco a biodiversidade dos biomas e a vida de diversas espécies animais e vegetais. Além disso, o clima de diversas regiões do planeta é afetado, uma vez que clima e vegetação estão em permanente interação. O desmatamento também afeta a subsistência de comunidades tradicionais que vivem da extração de recursos de florestas ou de outras formações vegetais.

7. (PUCCamp/SP, 2001) Observe o esquema:
Indique a alternativa que identifica o elemento retratado no esquema.
a) Maritimidade
b) Latitude
c) Continentalidade
d) Longitude
e) Intemperísmo

18 comentários:

  1. amei esse site. comtinuem assim ta bom

    ResponderExcluir
  2. vou tirar 100 no trabalho me ajudo bastante

    ResponderExcluir
  3. eis que voce acha o site do seu livro kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Mano amei assim nem presiso me preucupar kkmmm

    ResponderExcluir