domingo, 10 de abril de 2016

Atividade 9º Ano - Projeto Araribá: Paginas 56 e 57 - Globalização e organizações mundiais

1. Por que os países se organizam em blocos econômicos?
Os países se organizam em blocos econômicos para estabelecer relações de comércio privilegiadas, visando facilitar e ampliar o comércio entre os membros e reduzir os custos de produção e de transportes, gerando maiores lucros, além de assegurar a redução ou eliminação de alíquotas de importação.

2. Cite e explique um fator que dificulta a integração dos blocos econômicos regionais.
Os blocos regionais nem sempre representam plenamente os interesses de cada país participante ou o interesse do conjunto da população dos países-membros. A xenofobia também é um dos fatores que dificultam, a integração dos países em blocos regionais, pela rejeição de grupos étnicos e religiosos diferentes daqueles que compõem a maior parte do grupo.

3. Elabore um texto sobre as três gerações dos direitos humanos destacando suas principais características.
A primeira geração dos direitos humanos reconheceu sobre tudo os direitos civis e políticos, que consideram a pessoa como um ser livre e autônomo, não ligado a um grupo ou coletivo. Estes direitos estão relacionados à preservação da dignidade humana, sendo o direito a igualdade perante a lei, à integridade física e moral, a praticas livremente a própria religião ou a não ter nenhuma, à liberdade de expressão, à liberdade de informação, à liberdade de circulação, direito de participação política, dentre outros. A segunda geração dos direitos humanos relaciona-se aos direitos econômicos e sociais, que situam um indivíduo em um conjunto social, seja pela atividade que desempenha, seja porque requer proteção especial. A terceira geração dos direitos humanos diz respeito aos direitos de solidariedade, ou seja, que só podem ser garantidos mediante a participação solidária de todos os membros da sociedade, e incluem a paz, o progresso integral individual e coletivo, o meio ambiente saudável e equilibrado, e o patrimônio comum da humanidade.

4. Sobre a Organização das Nações Unidas (ONU), responda.
a) Em que contexto a ONU foi criada?
A ONU foi criada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, quando representantes de 50 países reunidos na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, redigiram a Carta da Nações Unidas. A Polônia não participou do evento, mas assinou a carta posteriormente, completando 51 países.
b) A ONU foi fundada sob quais objetivos?
A ONU foi fundada objetivando preservar as gerações futuras do flagelo da guerra, reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, promover o progresso social e elevar o nível de vida dentro de um conceito mais amplo de liberdade.
c) Compare a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança quanto a seus membros e suas atribuições.
A Assembleia Geral é um órgão deliberativo, do qual participam todos os Estados-membros da ONU. O Conselho de Segurança é um órgão de decisão que possui cinco membros permanentes (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China), com direito a veto a qualquer decisão da entidade, e também possui dez membros escolhidos pela Assembleia Geral, para mandato de dois anos.

6. Leia o poema e responda.
O Mundo moderno

"Ingenuamente somos alienados e transformados
em uma espécie de homem-objeto.
Através de propagandas medíocres,
nossas mentes são compradas,
E nos são vendidos os pecados capitais,
A preço de sonhos e fantasias.
Valores são impostos,
Verdades forjadas,
Desrespeitando idades e sexos,
Discriminando raças e crenças,
Distinguindo classes sociais e impondo limites de expressão.
Afinal, se este não é o mundo dos sonhos,
É a realidade nua e crua do mundo moderno,
Globalizado."

MATTEUS, Everaldo Dias. O mundo moderno. Mundo Jovem, Porto Alegre. Disponível em www.pucrs.br. Acesso em 16 fev. 2012.
a) Identifique as características  da globalização apresentadas no poema.
As características da globalização presentes no poema são: a sociedade do consumo, que por meio da propaganda induz ao consumo excessivo e supérfluo; a indústria cultural, que tende a homogeneizar e impor padrões de comportamento e consumo, criar alienação, limitar a liberdade de criação e expressão; a intolerância e a discriminação das diferenças.
b) No contexto da globalização, qual é a relação entre cultura e consumo?
No contexto da globalização, a cultura também passa a ser um item de consumo, tendendo a passar por um processo de homogeneização e padronização. Dessa forma, as culturas nacionais e locais deixam de ser respeitadas e preservadas, passando por intensas transformações.

8. Leia o texto, observe o logotipo dos "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio" e faça o que se pede.
"Em setembro de 2000, os presidentes de 190 países, incluindo o Brasil. se reuniram no evento chamado 'Cúpula do Milênio', promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), para conversar sobre os principais problemas que afetam o mundo.

Deste encontro, surgiram os 'Objetivos de desenvolvimento do Milênio', que agregam diversas ações a serem praticadas pelos governos para que tais objetivos sejam alcançados até 2015."

(IBGE 7 a 12. Disponível em www.ibge.gov.br/7a12. Acesso em 20 de dez. 2011.

a) A Declaração Universal dos Direitos Humanos é respeitada completamente por todos os países? Exemplifique.
Não, a Declaração Universal dos Direitos Humanos não é completamente respeitada por todos os países. Há países em que não há liberdade de expressão e comunicação, como na China, na Coreia do Norte e em países sob ditaduras, ainda existem casos de trabalho infantil e escravo, de tortura, de falta de acesso a serviços públicos básicos como moradia, educação, saúde, alimentação, dentre outros.
b) Justifique a criação dos "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio".
Os "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio" foram criados para complementar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, uma vez que muitos problemas não forma resolvidos. Dessa forma foram estabelecidas metas concretas para cada governo erradicar os problemas identificados pela cúpula.

9.  (Unesp, 2010)  A fábrica global instala-se além de toda e qualquer fronteira, articulando capital, tecnologia, força de trabalho, divisão do trabalho social e outras forças produtivas. Acompanhada pela publicidade, a mídia impressa e eletrônica, a indústria cultural, misturadas em jornais, revistas, livros, programas de rádio, emissões de televisão, videoclipes, fax, redes de computadores e outros meios de comunicação, informação e fabulação, dissolve fronteiras, agiliza os mercados, generaliza o consumismo. Provoca a desterritorialização e reterritorialização das coisas, gentes e ideias. Promove o redimensionamento de espaços e tempos.
(IANNI, Octavio. Teorias da globalização. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.)

Partindo da metáfora de fábrica global de Octavio Ianni, pode-se identificar como características da globalização

a) o amplo fluxo de riquezas, de imagens, de poder, bem como as novas tecnologias de informação que estão integrando o mundo em redes globais, em que o Estado também exerce importante papel na relação entre tecnologia e sociedade.
b) a imposição de regras pelos países da Europa e América do Sul nas relações comerciais e globais que oprimem os mais pobres do mundo e se preocupam muito mais com a expansão das relações de mercado do que com a democracia.
c) a busca das identidades nacionais como única fonte de significado em um período histórico caracterizado por uma ampla estruturação das organizações sociais, legitimação das instituições e aparecimento de movimentos políticos e expressões culturais.
d) o multiculturalismo e a interdependência que somente podemos compreender e mudar a partir de uma perspectiva singular que articule o isolamento cultural com o individualismo.
e) a existência de redes que impedem a dependência dos polos econômicos e culturais no novo mosaico global contemporâneo.

5 comentários:

  1. Você é abençoada! Como é bom achar os exercícios corrigidos. Assim fica muito mais fácil e tranquilo para meu filho estudar para as provas. Mito obrigada. Porque é raro os professores corrigirem e eles acompanharem se está realmente certo.

    ResponderExcluir