segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Região Sudeste - Atividade 7º Ano - Projeto Araribá - Páginas 160 e 161

1. Observe o mapa e faça o que se pede.
a) Explique o que são os mares de morros.
Os mares de morros são o conjunto de formas de relevo que caracterizam grande parte do relevo do Sudeste. São compostos por morros, colinas e serras de topos arredondados.
b) Além da área representada, no Sudeste, onde podemos encontrar essas formas de relevo?
Além do Sudeste, estendem-se por todo o trecho leste do território brasileiro, de norte a sul.

3. Qual é a importância do setor terciário no Sudeste? Dê exemplos dos tipos de empresas desse setor instaladas na região.
O setor de serviços é responsável por mais de metade do PIB da Região Sudeste. Destacam-se importantes empresas ligadas ao comércio atacadista e varejista, as empresas prestadores de serviços de vários ramos de atividades, como educação, saúde, telecomunicações e do setor financeiro.

4. A respeito do espaço agrário do Sudeste, faça o que se pede.
a) Descreva as principais características da agricultura.
As atividades agrícolas da Região Sudeste caracterizam-se pelo emprego de modernas tecnologias, pelo uso intensivo de fertilizantes químicos e agrotóxicos, e pela diversificação da produção.
b) Aponte os principais produtos agrícolas da região.
entre os principais produtos agrícolas estão a laranja, o café e a cana-de-açúcar.
c) Identifique as principais características da pecuária.
A pecuária no Sudeste desenvolve-se, em geral, de maneira intensiva e semi-intensiva, com espécies selecionadas e vacinadas.
d) Aponte os principais rebanhos criados na região.
Destacam-se o rebanho bovino (para corte e produção leiteira) e o suíno.

5. Quais são os principais recursos naturais explorados pela atividade extrativista na Região Sudeste? Indique os principais locais da extração.
Os grandes destaques do extrativismo na Região Sudeste são o petróleo, sobretudo na plataforma continental do Rio de Janeiro, e o minério de ferro encontrado principalmente no estado de Minas Gerais.

6. Defina com suas palavras o que é um tecnopolo. Qual é a importância dos tecnopolos para a economia brasileira?
Um tecnopolo é formado pela concentração, num mesmo lugar, de várias empresas, universidades e institutos de pesquisa, havendo a troca de conhecimentos entre elas. A existência de tecnopolos auxilia tanto o avanço científico como a aplicação desses conhecimentos no setor industrial. No Brasil, uma parte significativa do conhecimento produzido nas universidades e institutos de pesquisa não chega às empresas e deixa de contribuir para o desenvolvimento econômico do país.

7. Leia o texto, observe o mapa e faça o que se pede.
"Foi firmado nesta semana um acordo que visa à criação da empresa que será responsável pela implementação de um sistema logístico multimodal para transporte e armazenagem de etanol [...].A empresa será responsável pela construção, desenvolvimento e operação do sistema que envolverá poliduto, hidrovias, rodovias e cabotagem. O sistema multimodal de logística de etanol terá aproximadamente 1.300 km de extensão e passará por 45 municípios, ligando regiões produtoras de etanol nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso à Refinaria de Paulínia, em São Paulo."JOSÉ, Victor. Grupo de empresas investirá R$ 6 bilhões no transporte multimodal de etanol. Portal Transporta Brasil. 2 mar. 2011. Disponível em www.transportabrasil.com.br. Acesso em 6 de nov. 2011.
a) O que é um "sistema de transporte multimodal".
Um sistema de transporte multimodal caracteriza-se pela integração de diversos modais (tipos) de transporte, como o rodoviário, o hidroviário, o dutoviário e o ferroviário.
b) Quais são os principais produtos transportados pela hidrovia representada no mapa?
A Hidrovia Tietê-Paraná transporta principalmente grãos (soja) e derivados, areia, cascalho, calcário, fertilizantes, madeira, carvão e máquinas.

8. Reescreva a frase completando-a corretamente com as palavras abaixo.
industrialização - mineração - São Paulo - cafeicultura - Minas Gerais
Antes de São Paulo se tornar a cidade mais importante do país, em decorrência da cafeicultura, e posteriormente com o processo de industrialização, a mineração, sobretudo no estado de Minas Gerais, já havia transformado a Região Sudeste na porção economicamente mais dinâmica do Brasil

9. Observe as figuras e responda.
b) Diferencie e dê exemplos de metrópole, complexo metropolitano e megalópole.
O complexo metropolitano é um espaço composto de diversas metrópoles em processo de integração física e econômica. No Sudeste há o complexo metropolitano formado pelas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista. A conurbação de diferentes metrópoles forma uma megalópole. No Brasil há uma megalópole em formação entre o complexo metropolitano paulista (com as metrópoles de São Paulo, Campinas e Baixada Santista) e a metrópole do Rio de Janeiro.

10. Analise a tabela a seguir.
Participação regional no Produto Interno Bruto Nacional – 2002/2008
Região
2002
2008
Norte
4,7
5,1
Nordeste
13,0
13,1
Sudeste
56,7
56,6
Sul
16,9
16,6
Centro-Oeste
8,8
9,2
Fonte: Contas regionais do Brasil 2004-2008. Rio de Janeiro: IBGE. 2010.
a) Explique a concentração econômica na Região Sudeste.
A Região Sudeste apresenta grande concentração econômica, demonstrada pela proporção do seu PIB em relação ao das demais regiões brasileiras, devido à concentração industrial que estimulou também o crescimento dos setores primário e terciário.
b) Compare os dados de 2002 e 2008 e agrupe as regiões que tiveram aumento da participação relativa no PIB e as regiões que apresentaram diminuição da participação no PIB nacional.
As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste apresentaram crescimento na participação regional do PIB entre 2002 e 2008, e nas regiões Sudeste e Sul houve uma diminuição da contribuição relativa do PIB nacional.
c) Que processo ocasionou a menor contribuição do Sudeste para o PIB nacional?
A desconcentração industrial em curso no país tem contribuído para o decréscimo da participação do Sudeste no PIB nacional, enquanto as outras regiões, como o Nordeste e o Centro-Oeste tem atraído novas empresas.
d) A respeito da desconcentração industrial na região, para quais localidades as indústrias têm se deslocado?
Uma parte das indústrias do Sudeste tem saído da Região Metropolitana de São Paulo em direção ao interior do estado e a outros estados brasileiros.

13 comentários: