domingo, 8 de novembro de 2015

Atividade 7º Ano - Projeto Araribá - Páginas 208 e 209

6. Leia o texto a seguir e responda.
"Sem dúvida, a tecnologia do cerrado é das melhores do mundo, quando se trata da soja. [...]
Apesar do alto custo da maquinaria, esta é um grande parte utilizada para outras produções como o milho, o milheto, o sorgo, o algodão, etc., já que a rotação de culturas é amplamente praticada na região, especialmente para evitar maior difusão de pragas e doenças [...]
Um dos fatos mais significativos em termos de inovação no cultivo da soja e de grandes consequências no processo de modernização é a empresa de sementes melhoradas. [...]
BERNARDES, Júlia Adão. As estratégias do capital no complexo da soja. CASTRO, Inês Elias de; GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. p. 337 - 340.
a) Quais são os dois usos de tecnologia citados no texto?
A maquinaria e o uso de sementes modificadas.
b) O uso dessas tecnologias visa superar algumas condições ambientais desfavoráveis. Quais?
O solo pobre em nutrientes e a existência de pragas.

7. O gráfico abaixo apresenta o crescimento da população urbana de cada região do Brasil em porcentagem. Analise-o e faça o que se pede.
a) como foi o crescimento da população urbana do Centro-Oeste ao longo dos anos?
O crescimento da população urbana do Centro-Oeste, desde 1960, ocorre, de maneira geral, em um ritmo mais rápido do que o crescimento da população urbana e do Brasil e de outras regiões do país.
b) Explique por que a população urbana do Centro-Oeste é maior que a população rural.
A modernização da agricultura, com o maior uso de máquinas na produção, acaba por eliminar oportunidades de trabalho no meio rural. Outro fator é o crescimento da indústria, que atrai mais pessoas para viver nas cidades. Outras atividades econômicas também vem sendo desenvolvidas nas cidades da região, como o turismo no setor terciário.

10. (Unesp, 2008) Constitui um bioma brasileiro que se estendia originalmente por uma área de dois milhões de km², hoje restam apenas 20% desse total. Este bioma apresenta solo deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas e um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. Esse bioma é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana.
Adaptado de www.portalbrasil.net. Acesso em 29 abril. 2008.
O bioma brasileiro a que o texto faz referência é:
a) Campos.
b) Floresta Latifoliada.
c) Caatinga.
d) Cerrado.
e)Floresta Equatorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário