segunda-feira, 2 de novembro de 2015

América Central, América Andina e Guianas - Atividade 8º Ano - Projeto Araribá - Pagina 148

1. Sobre a América Central continental, responda.
c) Quais são as condições socioeconômicas da população?
A população sofre com a baixa qualidade de vida, com os altos índices de taxas de mortalidade infantil, analfabetismo, desníveis sociais e concentração de renda.
d)Quais são as principais atividades econômicas?
As principais atividades são os cultivos de produtos tropicais voltados para o mercado externo. Os principais produtos exportados são o café, a banana, a cana-de-açúcar e o cacau, apesar de os dois últimos terem perdido a importância internacional para outras regiões produtoras.
e) O que difere a economia do Panamá em relação aos outros países?
A economia do Panamá se beneficia com os dividendos gerados pelo Canal do Panamá.

2.Sobre a América Central insular, responda.
a) Como são divididos os conjuntos de ilhas?
As ilhas são divididas em três grupos: Grandes Antilhas, Pequenas Antilhas e Bahamas.
e) Quais problemas esses países e ilhas enfrentam?
A população caribenha também tem problemas relacionados à educação, saúde e renda. Além disso, há várias ilhas politicamente dependentes de estados europeus.
f) Caracterize a economia da América Central insular.
A agricultura é a atividade que tem destaque e o maior cultivo é o de cana-de-açúcar. A banana, o fumo, o café e o algodão também são cultivos importantes. Na produção mineral, a Jamaica se destaca com a produção de bauxita e Trinidad e Tobago, Aruba e Curaçao se destacam com a produção de petróleo. Outra atividade importante para a região é o turismo e os paraísos fiscais. A atividade industrial é pouco desenvolvida.

3. Sobre as Guianas, responda.
a) De onde surgiu o termo guiana e qual o seu significado?
A palavra vem do indígena guyana e significa "terra de muitas águas".

4. Observe o mapa a seguir.
a) Sobre qual placa está localizado o Haiti?
Sobre a Placa do Caribe.
b) É possível afirmar que a América Central continental e insular está sujeita a uma atividade sísmica intensa? Justifique a sua resposta.
Sim, pois a América Central está localizada sobre a Placa do Caribe e em uma área de choque com outras três placas: a Placa Norte-Americana, a Placa de Cocos e a Placa Sul-Americana.

5. Leia o trecho a seguir tirado de uma reportagem e responda.
"As cidades de Portel, Breves, Belém. Ilha de Marajó, no Pará, Oiapoque no Amapá e países entre os quais a Guiana Francesa e o Suriname, servem de rotas intensas para o tráfico internacional de seres humanos e a exploração sexual de crianças e de adolescentes brasileiras. Atualmente, a exploração sexual é uma das principais atividades e vias de acesso para o tráfico de seres humanos."Amazônia vira rota de tráfico de seres humanos. Agência Amazônica de notícias. 9 mar. 2010. Disponível em www.agenciaamazonia.com.br. Acesso em 15 jan. 2012.
a) Qual o papel do Suriname e da Guiana francesa no rede do tráfico?
Esses países servem de rota para o tráfico internacional de pessoas oriundas da região amazônica, para que então desembarquem em outras partes do mundo.
b) Quais características dos territórios citados permitem que o tráfico de pessoas seja facilitado?
A área próxima à fronteira com o Brasil tem florestas, pouca ocupação humana e uma fiscalização insuficiente das fronteiras, o que facilita o tráfico de pessoas.

7. Observe a foto a seguir.
Qual é a atividade praticada na foto e qual a sua importância para os países da América Central continental e insular?
O turismo: atividade que constitui uma importante fonte de renda aos países da América Central. Os turistas que visitam a região se interessam pela cultura dos povos pré-colombianos, pela diversidade cultural atual e pela variedade de aspectos físicos locais, que vão desde florestas tropicais a praias.

5 comentários: