domingo, 10 de abril de 2016

Atividade 8º Ano - Projeto Araribá: Página 54 - Economia global

1. Complete a tabela abaixo corretamente.

 
FMI
Banco Mundial
Quantidade de
Países-membros
187 países
187 países
Onde é sediado
 
Washington
(Estados Unidos)
 
Washington
(Estados Unidos)
Características
Das instituições
Financeiras
Tem como função promover a estabilidade dos sistemas monetários e acordos monetários e facilitar o comércio internacional.
Cada país paga uma quota segundo o tamanho da sua economia. Isso determina o nível de ajuda que se pode receber e o número de votos a que se tem direito.
Concede empréstimos aos países-membros com dificuldades (divida externa) e obriga que implantem medidas de ajuste econômico.
Teve como função facilitar a reconstrução dos países destruídos pela Segunda Guerra Mundial.
Atualmente concede empréstimos para o desenvolvimento dos países mais pobres.
Vende títulos no mercado financeiro e solicita empréstimos aos bancos internacionais.
Financia projetos de desenvolvimento de países pobres.

2. O que é a OMC? Quando e porque ela foi criada?
A OMC é a Organização Mundial do Comércio. foi criada em 1995 para determinar as diretrizes do comércio internacional, impondo sanções aos países que praticam o protecionismo, ou seja, que protegem seus produtos da concorrência dos importados, estabelecendo elevadas taxas de importação ou fornecendo subsídios.

3. Defina.
a) Blocos econômicos.
São associações de países que se unem para ampliar as trocas comerciais entre si e com outros mercados. São regidos por tratados entre os países-membros.
b) Zona de livre-comércio
É uma zona que estabelece o livre-comércio de mercadorias e investimentos entre os países membros e a gradual eliminação das taxas de importação e das tarifas alfandegárias. Limita-se ao âmbito comercial.
c) União aduaneira.
É uma zona de livre-comércio com adoção de uma tarifa externa e uma política comercial comum aos países-membros, para comércio com outros países.
d) Mercado comum.
É uma zona com circulação de mercadorias, serviços, mão de obra e capitais que abrange também as leis industriais, financeiras, ambientais e educacionais. Por meio da uniformização das políticas econômicas e monetárias, visa integrar a produção dos membros e criar um mercado regional competitivo.

5. As fases abaixo contém erros. Reescreva-as corretamente.
a) O Mercado comum do Sul (Mercosul) não é o bloco econômico mais importante da América Latina. Em 1995, o Brasil, a Argentina, o Uruguai e a Venezuela assinaram o Tratado de Montevidéu, que formalizou o Mercosul.
O Mercado comum do Sul (Mercosul) é o bloco econômico mais importante da América Latina. Em 1995, o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai assinaram o Tratado de Assunção, que formalizou o Mercosul.
b) O Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) é formado por Canadá, Estados Unidos e México e é um mercado comum como a União Europeia.
O Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) é formado por Canadá, Estados Unidos e México e é uma zona de livre-comércio criada para enfrentar a concorrência da União Europeia.
c) O Mercado Comum Centro-Americano (MCCA) abrange todos os países da América Central e Insular.
O Mercado Comum Centro-Americano (MCCA) tem abrangência regional e seus  todos os países-membros são: Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua.
d) A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec), apesar de contar com a presença de dois polos de poder (Estados Unidos e China), tem um volume de comércio muito pequeno em relação ao comércio mundial.
A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec), além de contar com a presença de dois polos de poder (Estados Unidos e China), tem um volume de comércio que corresponde a quase metade do volume de comércio mundial.

6. Componha frases que expliquem as características da economia global relacionadas abaixo.
crescimento econômico internacional - mundialização da produção
rápida expansão dos fluxos financeiros - inter-relação dos países
São várias as possibilidades de composição. O importante é que as características destacadas sejam explicadas corretamente. Alguns exemplos: A inter-relação entre os países faz com que um decisão política ou econômica tomada em qualquer ponto do planeta provoque reações em todo o mundo; Resultante da mundialização da produção, grande parte da produção e do comércio mundiais é controlada pelos países desenvolvidos por mio das empresas transnacionais; O crescimento econômico internacional fez com que o comércio mundial crescesse muito, facilitando a disponibilidade de produtos importados no mercado interno dos países; Com o desenvolvimento da informática e dos meios de comunicação houve rápida expansão dos fluxos financeiros e as transações financeiras são feitas bem mais rapidamente.

Atividade 8º Ano - Projeto Araribá: pagina 46 - Economia Global

1. Quais são as características da economia global? Explique-as.
As características são crescimento do comércio internacional, rápida expansão dos fluxos financeiros e inter-relação dos países. O crescimento do comércio internacional é o aumento dos fluxos de mercadorias e, consequentemente, das importações e das exportações de produtos entre os países no mundo. A rápida expansão dos fluxos de mercadorias e, consequentemente, das importações e das exportações de produtos entre os países no mundo. A rápida expansão dos fluxos financeiros se refere ao desenvolvimento da tecnologia nos fluxos de informação e dinheiro, por meio de computadores e satélites. Isso movimenta bilhões de dólares todos os dias no planeta. A inter-relação dos países é a integração da política, da economia e da cultura dos diferentes países. Se ocorrer uma crise em algum país, isso pode afetar e influenciar todos os demais.

2. As frases abaixo contêm erros. Reescreva-as corretamente.
a) Os avanços tecnológicos nas telecomunicações e no transporte dificultam o intercâmbio político, econômico e cultural entre os países.
Os avanços tecnológicos nas telecomunicações e no transporte favorecem o intercâmbio político, econômico e cultural entre os países.
b) Normalmente, as sedes das grandes empresas estão localizadas em países subdesenvolvidos.
Normalmente, as sedes das grandes empresas estão localizadas em países desenvolvidos.
c) A globalização da economia não interfere nas transformações do espaço geográfico.
A globalização da economia interfere nas transformações do espaço geográfico.
d) Na economia global, os trabalhadores se diversificam cada vez menos e estão menos qualificados.
Na economia global, os trabalhadores se diversificam cada vez mais e estão mais qualificados.
e) O G-8 é composto por Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Brasil, Índia, África do Sul e Rússia.
O G-8 é composto por Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Rússia.

3. Copie e complete a tabela.
Truste: Fusão e incorporação de empresas para dominar determinada oferta de produtos ou serviços. Exemplo: Times Warner, na área de comunicações.

Holding: Empresa criada para administrar diversas empresas. A holding possui a maioria das ações das empresas do grupo. Exemplo: Zaibatsus japonesas como a Mitsubishi e a Mitsui.

Cartel: Associação ou combinação entre empresas em geral de um mesmo segmento, para garantir o controle da produção e dos preços. Cada empresa conserva sua administração independente. Exemplo: Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).


4. Copie a frase, substituindo os [ ______ ] pelos termos dentro do quadro.
vendas - mecanização - trabalho - estrutural - conjuntural - automação - robôs - mão de obra
poucos - econômica - temporária - crescer - produção - modernização - máquinas

a) O desemprego __________ resulta da __________ das estruturas produtivas, graças à __________ e __________ dos processos de produção. O uso de __________ e __________substitui a __________ de muitas pessoas, pois são necessários __________ funcionários para operar várias máquinas.
estrutural - modernização - mecanização - automação - máquinas - robôs - mão de obra - poucos
b) O desemprego _________ resulta de uma situação __________, como uma crise __________. Porém, os postos de __________ que foram perdidos tendem a se recuperar com o fim da crise. Quando a economia volta a __________, as __________ e a __________aumentam, fazendo com que as empresas voltem a contratar pessoas.
conjuntural - temporária - econômica - trabalho - crescer - vendas - produção

5. A imagem abaixo ilustra o encolhimento do mapa-múndi".
HARVEY, David. A condição pós-moderna. 21. ed. São Paulo: Loyola, 2011. p. 220.
a) A figura e o texto acima tratam de que?
A ilustração simula o "encolhimento" do mundo como resultado da evolução nos meios de transporte e de como foi possível, graças ao avanço tecnológico, aumentar a velocidade de locomoção e "diminuir" distâncias.
b) Cite outros avanços tecnológicos presentes no cotidiano.
Automóveis, computadores, internet, telefone, telefone celular, GPS, entre outros.

Atividade 9º Ano - Projeto Araribá: Paginas 56 e 57 - Globalização e organizações mundiais

1. Por que os países se organizam em blocos econômicos?
Os países se organizam em blocos econômicos para estabelecer relações de comércio privilegiadas, visando facilitar e ampliar o comércio entre os membros e reduzir os custos de produção e de transportes, gerando maiores lucros, além de assegurar a redução ou eliminação de alíquotas de importação.

2. Cite e explique um fator que dificulta a integração dos blocos econômicos regionais.
Os blocos regionais nem sempre representam plenamente os interesses de cada país participante ou o interesse do conjunto da população dos países-membros. A xenofobia também é um dos fatores que dificultam, a integração dos países em blocos regionais, pela rejeição de grupos étnicos e religiosos diferentes daqueles que compõem a maior parte do grupo.

3. Elabore um texto sobre as três gerações dos direitos humanos destacando suas principais características.
A primeira geração dos direitos humanos reconheceu sobre tudo os direitos civis e políticos, que consideram a pessoa como um ser livre e autônomo, não ligado a um grupo ou coletivo. Estes direitos estão relacionados à preservação da dignidade humana, sendo o direito a igualdade perante a lei, à integridade física e moral, a praticas livremente a própria religião ou a não ter nenhuma, à liberdade de expressão, à liberdade de informação, à liberdade de circulação, direito de participação política, dentre outros. A segunda geração dos direitos humanos relaciona-se aos direitos econômicos e sociais, que situam um indivíduo em um conjunto social, seja pela atividade que desempenha, seja porque requer proteção especial. A terceira geração dos direitos humanos diz respeito aos direitos de solidariedade, ou seja, que só podem ser garantidos mediante a participação solidária de todos os membros da sociedade, e incluem a paz, o progresso integral individual e coletivo, o meio ambiente saudável e equilibrado, e o patrimônio comum da humanidade.

4. Sobre a Organização das Nações Unidas (ONU), responda.
a) Em que contexto a ONU foi criada?
A ONU foi criada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, quando representantes de 50 países reunidos na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, redigiram a Carta da Nações Unidas. A Polônia não participou do evento, mas assinou a carta posteriormente, completando 51 países.
b) A ONU foi fundada sob quais objetivos?
A ONU foi fundada objetivando preservar as gerações futuras do flagelo da guerra, reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, promover o progresso social e elevar o nível de vida dentro de um conceito mais amplo de liberdade.
c) Compare a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança quanto a seus membros e suas atribuições.
A Assembleia Geral é um órgão deliberativo, do qual participam todos os Estados-membros da ONU. O Conselho de Segurança é um órgão de decisão que possui cinco membros permanentes (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China), com direito a veto a qualquer decisão da entidade, e também possui dez membros escolhidos pela Assembleia Geral, para mandato de dois anos.

6. Leia o poema e responda.
O Mundo moderno

"Ingenuamente somos alienados e transformados
em uma espécie de homem-objeto.
Através de propagandas medíocres,
nossas mentes são compradas,
E nos são vendidos os pecados capitais,
A preço de sonhos e fantasias.
Valores são impostos,
Verdades forjadas,
Desrespeitando idades e sexos,
Discriminando raças e crenças,
Distinguindo classes sociais e impondo limites de expressão.
Afinal, se este não é o mundo dos sonhos,
É a realidade nua e crua do mundo moderno,
Globalizado."

MATTEUS, Everaldo Dias. O mundo moderno. Mundo Jovem, Porto Alegre. Disponível em www.pucrs.br. Acesso em 16 fev. 2012.
a) Identifique as características  da globalização apresentadas no poema.
As características da globalização presentes no poema são: a sociedade do consumo, que por meio da propaganda induz ao consumo excessivo e supérfluo; a indústria cultural, que tende a homogeneizar e impor padrões de comportamento e consumo, criar alienação, limitar a liberdade de criação e expressão; a intolerância e a discriminação das diferenças.
b) No contexto da globalização, qual é a relação entre cultura e consumo?
No contexto da globalização, a cultura também passa a ser um item de consumo, tendendo a passar por um processo de homogeneização e padronização. Dessa forma, as culturas nacionais e locais deixam de ser respeitadas e preservadas, passando por intensas transformações.

8. Leia o texto, observe o logotipo dos "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio" e faça o que se pede.
"Em setembro de 2000, os presidentes de 190 países, incluindo o Brasil. se reuniram no evento chamado 'Cúpula do Milênio', promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), para conversar sobre os principais problemas que afetam o mundo.

Deste encontro, surgiram os 'Objetivos de desenvolvimento do Milênio', que agregam diversas ações a serem praticadas pelos governos para que tais objetivos sejam alcançados até 2015."

(IBGE 7 a 12. Disponível em www.ibge.gov.br/7a12. Acesso em 20 de dez. 2011.

a) A Declaração Universal dos Direitos Humanos é respeitada completamente por todos os países? Exemplifique.
Não, a Declaração Universal dos Direitos Humanos não é completamente respeitada por todos os países. Há países em que não há liberdade de expressão e comunicação, como na China, na Coreia do Norte e em países sob ditaduras, ainda existem casos de trabalho infantil e escravo, de tortura, de falta de acesso a serviços públicos básicos como moradia, educação, saúde, alimentação, dentre outros.
b) Justifique a criação dos "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio".
Os "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio" foram criados para complementar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, uma vez que muitos problemas não forma resolvidos. Dessa forma foram estabelecidas metas concretas para cada governo erradicar os problemas identificados pela cúpula.

9.  (Unesp, 2010)  A fábrica global instala-se além de toda e qualquer fronteira, articulando capital, tecnologia, força de trabalho, divisão do trabalho social e outras forças produtivas. Acompanhada pela publicidade, a mídia impressa e eletrônica, a indústria cultural, misturadas em jornais, revistas, livros, programas de rádio, emissões de televisão, videoclipes, fax, redes de computadores e outros meios de comunicação, informação e fabulação, dissolve fronteiras, agiliza os mercados, generaliza o consumismo. Provoca a desterritorialização e reterritorialização das coisas, gentes e ideias. Promove o redimensionamento de espaços e tempos.
(IANNI, Octavio. Teorias da globalização. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.)

Partindo da metáfora de fábrica global de Octavio Ianni, pode-se identificar como características da globalização

a) o amplo fluxo de riquezas, de imagens, de poder, bem como as novas tecnologias de informação que estão integrando o mundo em redes globais, em que o Estado também exerce importante papel na relação entre tecnologia e sociedade.
b) a imposição de regras pelos países da Europa e América do Sul nas relações comerciais e globais que oprimem os mais pobres do mundo e se preocupam muito mais com a expansão das relações de mercado do que com a democracia.
c) a busca das identidades nacionais como única fonte de significado em um período histórico caracterizado por uma ampla estruturação das organizações sociais, legitimação das instituições e aparecimento de movimentos políticos e expressões culturais.
d) o multiculturalismo e a interdependência que somente podemos compreender e mudar a partir de uma perspectiva singular que articule o isolamento cultural com o individualismo.
e) a existência de redes que impedem a dependência dos polos econômicos e culturais no novo mosaico global contemporâneo.

Atividade 9º ano - Projeto Araribá: página 46 - Globalização e organizações mundiais

2. Explique a relação entre a globalização e o desemprego.
No contexto da globalização, as crises econômicas que afetam um país podem afetar o mundo inteiro e o mercado de trabalho aumentando o desemprego de tecnologias mais avançadas, que gerou o aumento da produtividade industrial por meio da mecanização e automatização da produção, também gerou mais desemprego, ao substituir a mão de obra humana por máquinas.

3. b) Por que a água pode gerar conflitos entre povos e Estados?
Como a água é um recurso escasso em diversas áreas do planeta, o controle de água potável pode ser uma das principais razões de disputa entre povos e Estados.

6. Observe a charge e responda.
Identifique as fases da globalização e descreva suas principais características.
1ª fase - o período das Grandes Navegações, no século XVI: conquistadores europeus chegaram às Américas com o objetivo de explorar economicamente as novas terras, inclusive com a utilização do trabalho escravo;
2ª fase - inaugurada com a 1ª Revolução Industrial, caracterizou-se pelo uso de máquinas e pelo emprego de mão de obra assalariada no lugar do trabalho artesanal. Destacam-se: a máquina a vapor nos meios de transportes, o telégrafo e o telefone, o uso do computador e do satélite, do automóvel e dos eletrodomésticos e o desenvolvimento da aviação comercial e do transporte marítimo.
3º fase - início da revolução técnico-científico-informacional com o desenvolvimento da indústria da informação, da biotecnologia e da robótica.

7. Leia o texto a seguir e observe a charge.


“[...] Para as populações massacradas pelos meios de comunicação (eletrônicos principalmente), ser livre, igual e ter oportunidades significa ‘consumir’. Dessa forma, por meio da propaganda se adquire o falso conceito de liberdade e igualdade e perde-se o de cidadania [...]

Assim se explicam a passividade da nação e a aliança politica dos pobres com os políticos que tradicionalmente lhes negam o direito a saúde, educação e há quinhentos anos são os responsáveis pela fome que mata os seus filhos. [...]"

(CHIAVENATO, Júlio José. Ética globalizada e sociedade de consumo. 2.ed.São Paulo: Moderna, 2004. P.52)



“[...] Assim, ao lado da homogeneização na moda, por exemplo, ocorre a diversificação de artigos capazes de satisfazer os desejos de determinados consumidores, avessos a homogeneidade. Também a heterogeneidade de produtos supérfluos, de consumo imediato ou descartáveis, possibilita que diversos grupos sociais possam se ‘diferenciar’ dos demais, como no modo de se vestir, por exemplo, acreditando ganhar sua própria identidade. Há quem diga que no mundo atual, ‘quanto mais parece haver diversidade, mais ela é acompanhada pela uniformidade."

(CARMO, Paulo Sergio de. O trabalho na economia global. São Paulo: Moderna, 1998.p. 12.)
a) Explique com suas palavras o significado da expressão "sociedade do consumo".
A expressão "sociedade de consumo" refere-se ao estilo de vida no qual as pessoas são cada vez mais instigadas pela publicidade e pela propaganda a consumir produtos, mesmo que estes não sejam tão necessários. Dessa forma, quanto maior o nível de consumo, mais integrada uma pessoa está ao mundo globalizado, que tende a homogeneizar padrões de consumo e comportamento.
b) Qual é a relação entre consumo e liberdade de acordo com o primeiro texto?
De acordo com o primeiro texto, poder consumir significa ser livre, se igualar aos demais e ter mais oportunidades.
c) O segundo texto traz críticas acerca de quais características da globalização?
O segundo texto faz uma crítica à sociedade de consumo. Por meio da publicidade e da diversificação de produtos, as grandes empresas buscam, na realidade, estimular o consumo e aumentar seus lucros.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Atividade 8º Ano - Projeto Araribá: página 32 e 33 - Geografia e regionalização do espaço

2. Sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), responda.
a) Quais indicadores compõem esse índice?
O rendimento per capita da população, a expectativa de vida e a educação.

b) O que significa um IDH mais próximo de 1? E mais próximo de zero?
Quanto mais próximo do 1 maior é o nível de desenvolvimento humano do país. Quanto mais próximo do zero, menor o índice de Desenvolvimento Humano do país.

c) Como os países são classificados?
Os países são classificados em quatro grandes grupos: desenvolvimento humano muito elevado, desenvolvimento humano elevado, desenvolvimento humano médio, desenvolvimento humano baixo.

3. Responda.
a) O que é o IDHAD?
É o Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade.

b) Quais indicadores compõem o IDHAD?
O PIB per capita, a expectativa de vida e os níveis de alfabetização, porém, ajustados a um índice de desigualdade.

c) o que o IDHAD difere do IDH?
O IDHAD considera os mesmos indicadores que o IDH, porém, os ajusta a um coeficiente de desigualdade que tenta aproximar o resultado à realidade social do país, levando em conta, por exemplo, a desigualdade social e a concentração de renda.

d) O que é o IDG?
É o Índice de Desigualdade de Gênero.

e) Quais indicadores compõem o IDG?
O IDG considera a saúde reprodutiva da mulher e a igualdade entre mulheres e homens referente à capacitação e à taxa de participação no mercado de trabalho.

f) O que é o IPM?
É o Índice de Pobreza Multidimensional.

4. Por que o IDH é uma interpretação simplificada de desenvolvimento humano? O IDHAD, o IDG e o IPM podem ser considerados índices complementares ao IDH? Justifique sua resposta.
Porque o conceito de desenvolvimento humano deve envolver outros aspectos como liberdade política e religiosa segurança física das pessoas, igualdade étnica, de gênero e etnias etc. Os índices do IDHAD, do IDG e do IPM podem ser considerados complementares ao IDH porque tentam mostrar melhor a realidade do país, em certos aspectos que apenas o IDH não consegue indicar - como a desigualdade social, a concentração de renda e as diferenças de gênero no país.

6. Leia o texto a seguir e responda.
"Atualmente há uma oferta crescente de novas tecnologias que logo se tornam obsoletas, desde aparelhos fundamentais como geladeiras e fogões, até celulares e computadores que também se tornaram essenciais em um mundo com as nossas exigências. Apesar dos novos produtos surgirem no mercado como produtos que simplificam a vida dos usuários, a relação entre novas tecnologias e consumo é bem mais complexa e marcada por uma obsolescência acelerada.[...]"

PALHARES, Isabela. O consumo de tecnologia no rastro da aceleração da obsolescência. Como Ciência, n. 131, 10 set. 2011.

a) O que é obsolescência?
É quando os produtos industrializados têm uma duração média de uso reduzida, previamente calculada pelo fabricante.

b) Qual a vantagem obtida pelas empresas ao acelerarem a obsolescência dos produtos?
Ao reduzir a duração média dos produtos, os fabricantes garantem mais vendas.

d) Cite um problema que o consumismo acarreta.
O consumismo acarreta maior produção de lixo, especialmente nos grandes centros urbanos.

8. Leia a notícia a seguir e responda.

"A carne de boi está mais cara em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A velha lei da oferta e da procura tem aumentado a tabela de preços. Com o fim de ano se aproximando, época de festas e muito churrasco, os açougues e supermercados aproveitam para lucrar mais. Alguns cortes tiveram reajuste de 20%.[...]"


Oferta e procura aumenta 20% valor da carne em Rio Preto, SP. G1, 9 dez. 2011. Disponível em . Acesso em 16 jan. 2012.


a) O que é a lei da oferta e da procura?
A lei da oferta e da procura é o principal sistema regulador de preços no sistema capitalista. A  variação da demanda, por parte dos consumidores, e da oferta, por parte dos fabricantes e comerciantes, define a valorização dos produtos no mercado. Quando há uma grande disponibilidade de uma mercadoria, o preço tende a cair. Quando a oferta é pequena, o preço tende a aumentar. A procura também influencia: geralmente se há muita demanda por um produto, seu valor de mercado sobe. Normalmente, o aumento da demanda acontece em um ritmo mais acelerado que o da oferta, neste ínterim, os preços sobem.

Atividade 8º Ano - Projeto Araribá: página 26 - Geografia e regionalização do espaço

1. Quais são as gases de desenvolvimento do sistema capitalista? Explique resumidamente cada uma delas.
As fases de desenvolvimento do sistema capitalista são:
CAPITALISMO COMERCIAL: fase marcada pela expansão marítima iniciada com as Grandes Navegações no século XV, permitindo que os europeus tomassem contato com territórios desconhecidos. Esses territórios se tornaram suas colônias e forneciam escravos, matérias-primas e metais preciosos. Também recebiam o excedente populacional europeu. O comércio dessas mercadorias possibilitou a acumulação de capital pela burguesia.
CAPITALISMO INDUSTRIAL: com a acumulação de capital e as crescentes demandas do mercado consumidor, inova-se a forma de produzir mercadorias, resultantes no surgimento das indústrias.
CAPITALISMO FINANCEIRO: fase de integração entre capital industrial e capital bancário. Nessa fase as indústrias incorporam ou criam bancos ou os bancos absorvem as indústrias. O capitalismo financeiro se consolidou após a Primeira Guerra Mundial. Uma forma de as indústrias garantirem dinheiro para seus investimentos é vender cotas de suas empresas - as ações - nas bolsas de valores.

2. Copie e complete a tabela em seu caderno.
Capitalismo  
Características: Propriedade privada dos  meios de produção. Economia de mercado.  Lei da oferta e da procura. Concorrência. Trabalho assalariado. Lucro.
Polo de influência na ordem bipolar: Estados Unidos  
Bloco da Europa correspondente ao polo de influência: Europa Ocidental            

Socialismo
Características: Estatização. Economia planificada. Pleno emprego. Relação social.
Polo de influência na ordem bipolar: União Soviética 
Bloco da Europa correspondente ao polo de influência: Europa Oriental


3. Explique.
a) O que são países considerados desenvolvidos.
Os países desenvolvidos são aqueles com economias desenvolvidas, ou seja, que possuem os maiores valores de PIB no mundo. Porém, não apenas a riqueza gerada dentro do país que o define como desenvolvido. A qualidade de vida (saúde, educação, bons salários,  melhor distribuição de renda, etc.) e o alto poder de consumo caracterizam esses países. Também investem amplamente em pesquisa e tecnologia e dispõem de maior poder de decisão em organismos internacionais.

b) O que são países considerados subdesenvolvidos.
Os países subdesenvolvidos, em sua maioria, foram colônias de exploração das metrópoles europeias. Hoje, sofrem com a má distribuição de renda, com a dependência econômica, política, tecnológica e até cultural dos países desenvolvidos, têm uma economia primário-exportadora e são poucos industrializados. Os setores primário e terciário da economia são os que mais absorvem a mão de obra da população. Esses países possuem altos índices de analfabetismo, mortalidade e natalidade e baixa qualidade de vida, ou seja, grande parte de sua população vive em condições precárias de moradia, sem saneamento básico em muitos casos, não tem acesso a boas escolas e hospitais e sofre com a violência e a desigualdade social.

c) O que são países considerados emergentes ou em desenvolvimento.
Os países emergentes ou em desenvolvimento são países que alcançaram um nível de industrialização e desenvolvem tecnologia e pesquisa em certas áreas. Suas economias são crescentes e até se destacam no cenário mundial, como o caso do Brasil. Porém, são subdesenvolvidos por ainda sofrerem com muitos problemas econômicos, políticos e, principalmente de vida e apresentam desigualdade social.