quinta-feira, 31 de março de 2016

Atividade 9º Ano - Projeto Araribá: Páginas 30 e 31

2. Cite eventos marcantes do final da Guerra Fria.
O processo de reestruturação econômica (perestroika) e a abertura política (glasnost) promovido pelos governos soviética  de Mikhail Gorbatchev a partir de 1985; a queda do Muro de Berlim, em 1989, símbolo da opressão e da divisão da Europa entre capitalismo e socialismo; a reunificação alemã em 1990; e o desmembramento da URSS em 1991.

3. Explique o que é terrorismo.
O terrorismo pode ser definido como um tipo de ação caracterizado pelo emprego sistemático de métodos violentos para criar situações de medo, visando a algum objetivo político.

7. Leia o texto a seguir e faça o que se pede.
"O terrorismo constitui uma forma de luta particularmente ignóbil por atingir civis não combatentes. Nenhuma causa, por mais justa que seja, justifica o recurso a esse método desprezível. Os atentados de 11 de setembro de 2001, assim como os mais recentes, em Casablanca, Riad, Istambul, Moscou, Haifa e Jerusalém, apenas provocam repugnância e aversão. O que também ocorre, aliás, quando alguns governos utilizam, como represálias, o "terrorismo de Estado".
Atordoadas pelos atentados de 11 de setembro, tão violentos quanto inesperados, as autoridades de inúmeros países se apressaram em promulgar leis definindo estes novos tipos de crime, proibindo determinadas organizações, restringindo as liberdades civis e diminuindo as garantias contra a transgressão dos direitos fundamentais. [...]"
RAMONET, Ignácio. Antiterrorismo. Le monde diplomatique Brasil. 1º de abr. 2004. Disponível em  . Acesso 10 fev. 2012.

Explique por que o conceito de terrorista muda em função das circunstâncias políticas. Exemplifique.
Determinado grupo ou pessoa pode ser recriminada pela autoridades de um país pelo uso de ações violentas para atingir seus objetivos políticos, como a independência, a reivindicação de melhores condições de vida, a liberdade civil, a igualdade entre porções da população etc. Entretanto, quando estes objetivos são alcançados, ou há mudanças no regime político ou no governo, a forma como as autoridades definem esses grupos ou pessoas também podem ser alteradas, ou seja, antigos terroristas podem passar a ser considerados heróis. Como exemplos temos o caso de Nelson Mandela e Yasser Arafat. Isso demonstra que o conceito de terrorista muda de acordo com as circunstâncias políticas.

9.  Observe as fotos e responda.
Em 1957, os soviéticos enviaram a cadela Laika ao espaço, famosa por ter sido o primeiro ser vivo a ter essa experiência.
O astronauta estadunidense Edwin E. Aldrin Jr. foi o segundo homem a pisar na Lua em 1969.
Imagem de satélite: furacão Katrina sobre a Flórida (Estados Unidos, 2005).
a) O que foi a corrida espacial?
Foi uma disputa entre as duas grandes potências da Guerra Fria, Estados Unidos e URSS, por avanços no campo espacial. Os soviéticos chegaram primeiro ao espaço, e os Estados Unidos enviaram o primeiro homem à Lua.
b) O que pretendiam Estados Unidos e União Soviética com a corrida espacial?
As duas potências pretendiam influenciar outros países, por meio de uma disputa ideológica, demonstrando que sua tecnologia e seu sistema de governo eram superiores aos do rival.

10. (UEL, 2005) Analise a figura a seguir.

Em março de 1946, Churchill, Primeiro Ministro da Inglaterra, em visita aos EUA, fez um discurso afirmando que sobre a Europa havia descido uma "cortina de ferro" e que muitos países estavam se subordinando a uma "esfera soviética". Prosseguia: "Não creio que a Rússia deseja a guerra. O que deseja são os frutos da guerra e uma expansão indefinida de seu poder e doutrina". Os interesses econômicos e as diferenças ideológicas entre os dois blocos que surgiram no pós-guerra não poderiam ficar imunes aos conflitos que estavam por vir. Era o início da Guerra Fria.


(Adaptado de: SECO, Javier Fisac. "La caricatura política en la Guerra Fria (1946-1963)". Valência: Universidad de Valência, 2003. p.1.) 


Com base na caricatura, no texto, e nos conhecimentos sobre a Guerra Fria, é correto afirmar:
a) No pós-guerra, artistas de diferentes tendências culturais foram impedidos de divulgar seus trabalhos e apresentar suas leituras críticas sobre o período.
b) A caricatura e o texto acentuam a postura pacífica dos EUA em face da Guerra Fria e do fortalecimento do Bloco Soviético.
c) O texto enfatiza o fato de que a Guerra Fria inviabilizou a Coexistência Pacífica, na medida em que os confrontos ideológicos impediram o estabelecimento de relações diplomáticas e de acordos entre os blocos.

d) Caricatura e texto indicam que a Guerra Fria pode ser sintetizada na tríade: polarização ideológica, equilíbrio nuclear e áreas de influência.
e) A caricatura, produzida por militantes sindicais capitalistas, apresenta Churchill despreocupado com os movimentos revolucionários vitoriosos na Europa Oriental.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Atividade 9º Ano - Projeto Araribá: página 20

1. Diferencie refugiados, requerentes de asilo e deslocados internos.
Refugiados: são pessoas que temendo serem perseguidas por motivo de etnia, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas, se encontram fora de seu país de origem e não podem ou, em virtude desse temor, não querem voltar ao seu país.
Requerente de asilo: é alguém que afirma ser refugiado, nas não teve seu pedido de asilo avaliado definitivamente pelo governo do país em que se encontra.
Deslocados internos: são pessoas que pelos mesmo motivos dos refugiados se deslocam dentro das fronteiras de seu próprio país.

2. Elabore uma definição para os conceitos apresentados a seguir utilizando as palavras:
a) Estado: organização política - instituições - poder legislativo, executivo e judiciário - forças armadas - soberania.
O Estado é uma forma de organização política que ordena a convivência dos habitantes de um país. É formado por instituições políticas e administrativas, encarregadas de exercer os poderes legislativo, executivo e judiciário, além das forças armadas. Ao ser reconhecido e respeitado pelos demais, um Estado adquire soberania, ou seja, plenos poderes para instituir e administrar normas e leis em seu território, sem que haja um poder superior a ele.
b) Nação: língua - religião - laços históricos, étnicos e culturais.
Uma nação é caracterizada por um coletivo humano que possui língua, religião e laços históricos, étnicos e culturais em comum.
c) Território: base física - soberania - fronteiras políticas - porção - continental e insular - subsolo - espaço aéreo - território - marítimo.
O território é a base física sobre a qual um Estado exerce a sua soberania, sendo delimitado por fronteiras políticas, que incluem a porção continental e insular, o subsolo, o espaço e o território marítimo.
d) País: território - fronteiras - unidade político-administrativa - nação - soberania - constituição.
O país é um território delimitado por fronteiras, formando uma unidade político-administrativa, com sua respectiva nação, soberania e Constituição.

3. Sobre a Primeira Guerra Mundial:
a) Quais motivos geraram o clima de tensão que antecedeu a guerra?
O clima de tensão que precedeu a Primeira Guerra Mundial foi gerado pela política imperialista, o nacionalismo e a corrida armamentista. O imperialismo europeu no final do século XIX foi responsável pela colonização do continente africano e do sul e sudeste asiático, sendo o Reino Unido, a França, a Bélgica e Portugal as principais potências dominadoras. Contudo, com a emergência dos Estados Unidos, Alemanha e Japão, e a desvantagem da Alemanha e Itália na partilha da África e da Ásia, houve focos de tensão no panorama internacional. Além disso, o nacionalismo alemão e a corrida armamentista entre essas potências mundiais resultaram na formação de alianças político-militares, que a partir de seus países-membros e aliados, polarizou a Primeira Guerra Mundial.
d) Qual país teve de reconhecer a culpa pelo conflito? Cite as penalidades impostas a esse país.
A Alemanha teve de reconhecer a culpa pelo conflito ao assinar o Tratado de Versalhes, que impunha penalidades como restituir os territórios da Alsácia e da Lorena à França, ceder suas colônias, submarinos e navios mercantes ao Reino Unido, França e Bélgica, reduzir seu poderio Bélico, ficando proibida de manter força aérea e marítima, de fabricar armas e de ter um exército com contingente superior a 100 mil homens.

4. Sobre a Segunda Guerra Mundial:
a) O que desencadeou o conflito?
O principal motivo que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi o expansionismo alemão impulsionado pelo nazifascismo.

5. Descreva as principais características do capitalismo e do socialismo.
As principais características do capitalismo são: proteção das liberdades individuais, econômicas de mercado e livre iniciativa empresarial. Por outro lado, o socialismo caracteriza-se pela busca por uma sociedade sem desigualdades e classes sociais, abolição da propriedade privada dos meios de produção e o controle estatal da produção e da distribuição.

6. Observe a tirinha e responda.
a) Como se caracterizou a Guerra Fria?
A Guerra Fria caracterizou-se pela divisão do mundo em dois polos de poder: o bloco ocidental capitalista liderado pelos Estados Unidos e o bloco oriental socialista liderado pela URSS. Tratava-se de uma divisão política, ideológica e militar, na qual se apresentavam dois modelos de sociedade distintos. Este conflito ficou conhecido como Guerra Fria por não haver confronto militares diretos entre as duas superpotências, embora confrontos militares tenham ocorrido para além de suas fronteiras.
b) Explique o que foi a corrida espacial e a corrida armamentista.
A corrida espacial foi uma competição científica e tecnológica entre Estados Unidos e URSS, na qual as superpotências buscavam demonstrar sua superioridade no tocante ao desenvolvimento científico e tecnológico, fazendo propaganda de suas conquistas e de seu modo de vida. A corrida armamentista teve início com o lançamento das bombas atômicas no Japão e foi marcada pelo esforço que os Estados Unidos e a URSS faziam para produzir armas com poder de destruição cada vez maior.