1. Observe a figura e responda.
a) Em quais países se localizam os centros industriais?
Estados Unidos, México, Brasil,
Chile e Argentina.
b) Em quais países se localizam as regiões industriais?
Canadá, Estados Unidos, México,
Colômbia, Venezuela, Brasil, Chile e Argentina.
2. Defina os termos a seguir.
a) Manufacturing belt.
Região dos Estados Unidos
caracterizada pela concentração de indústrias tradicionais (têxtil, siderúrgica,
metalúrgica, automobilística, naval e aeronáutica).
b) Sun belt.
Região localizada no sul dos Estados
Unidos, onde se concentram indústrias aeroespaciais e petroquímicas.
c) Tecnopolos.
Zonas em que se concentram a produção tecnológica,
os centros de pesquisa e as universidades.
d) PEA.
População Economicamente Ativa, ou
seja, a parcela da população trabalhando ou procurando emprego.
e) Setores primário, secundário e terciário.
O setor primário engloba as
atividades de extrativismo e agricultura. O setor secundário corresponde às atividades
de transformação dos recursos naturais pelas indústrias. Já o setor terciário
compreende o comércio e a prestação de serviços.
a) Que país apresenta a maior participação da PEA no setor
primário?
A Argentina.
b) Qual país da América Latina tem a maior participação da
PEA no setor secundário?
O Chile.
c) Qual país da América Latina tem a maior participação da
PEA no setor terciário?
O BrasiI.
a) Onde ocorrem as maiores taxas de emissão de carbono?
Na América Anglo-Saxônica (Estados
Unidos e Canadá).
b) É possível estabelecer uma relação entre esse mapa e o
mapa da questão 3? Justifique a sua resposta.
Observa-se que, nos países de maior
desenvolvimento industrial, vemos também um maior índice de poluição
atmosférica por dióxido de carbono.
5. O texto a seguir é um trecho de uma entrevista concedida por um pesquisador da Universidade Federal do Amazonas ao Instituto Humanista Unisinos (IHU). Nesse trecho, ele fala brevemente sobre a imigração de haitianos para o Brasil.
IHU On-Line - Em quais contextos socioeconômicos haitiano e brasileiro se dá a migração de haitianos para o Brasil?Sidney Antônio da Silva - Se, por um lado, o contexto haitiano é catastrófico do ponto de vista socioeconômico e político, sobretudo, depois do terremoto de janeiro de 2010 [...] por outro, o Brasil apresenta-se no imaginário deles como um país grande e próspero. [...]IHU On-Line - Qual é o perfil dos imigrantes haitianos que chegam Amazônia? Por que eles estão migrando para o Brasil?Sidney Antônio da Silva - Em sua maioria, eles são do sexo masculino, entre 20 e 35 anos de idade. A escolaridade é de nível médio, alguns com qualificação de nível técnico e outros com curso superior completo e incompleto. A razão da sua emigração tem a ver com a situação histórica de injustiças e pobreza impostas à população haitiana durante séculos. [...]IHU On-Line - Que atividade essas pessoas vão desempenhar no Brasil? Qual é a perspectiva deles em relação à vivência no país?Sidney Antônio da Silva – A inserção no mercado de trabalho é complicada, porque em geral eles não têm qualificação exigida e os empregos disponíveis são aqueles relacionados à construção civil, serviços gerais no comércio, emprego doméstico, etc. Isto frustra a perspectiva inicial de conseguir um bom emprego e ganhar muito dinheiro para enviar as suas famílias que lá ficaram. Além da qualificação, a grande dificuldade para inserção deles no mercado de trabalho é a barreira linguística, visto que todos falam o creole e a maioria o francês.
Fonte: Haitianos: os novos imigrantes do Brasil, Amanbai notícias, 6 ago. 2011. Disponível em www.amambainoticias.com.br . Acesso em 24 jan. 2012.
a) Qual é o perfil da maioria dos imigrantes?
São do sexo masculino, entre 20 e 35
anos de idade, possuem nível médio de escolaridade, alguns com qualificação de nível
técnico e outros com curso superior.
b) O texto cita uma característica da formação histórica do
Haiti comum aos países da América Latina. Transcreva-a em seu caderno.
"[...] a situação histórica de
injustiças e pobreza impostas à população haitiana durante séculos".
c) Por que é difícil a inserção dos haitianos no Brasil?
Porque em geral os haitianos não têm
a qualificação exigida e os empregos disponíveis são aqueles relacionados à
construção civil, aos serviços gerais no comércio, ao emprego doméstico etc.
Além disso, a barreira linguística é outro problema, visto que todos falam o
idioma crioulo ou francês;
a) Qual é o fenômeno social retratado pela charge?
O trabalho informal.
b) A charge mostra uma característica do capitalismo. Qual?
Como ela é ilustrada ironicamente?
A concorrência. A charge mostra,
ironicamente, homens com traje social concorrendo com um menino sem camisa.
c) Dê uma explicação para a ocorrência desse fenômeno, tão
comum no continente americano.
Com o aumento do uso da tecnologia
nos diferentes setores da economia, diversos trabalhadores ficaram sem função.
O crescimento do desemprego, por sua vez, estimula a prática do trabalho
informal.
a) Identifique as atividades economias retratadas.
Na figura A, o comércio informal e,
na figura B, o extrativismo.
b) Classifique-as por setor da economia.
Na figura A, setor terciário e, na
figura B, setor primário.
c) Qual é a importância econômica de cada uma dessas
atividades na América Latina?
Na figura A, o trabalho informal,
retratado pelo ambulante, é importante na América Latina porque muitas vezes é
a única fonte de renda encontrada por muitos indivíduos. Já a mineração na
América Latina (figura B) é importante porque atrai empresas transnacionais
que, ao se instalarem nos países, empregam tecnologia avançada e geram empregos
e renda. No entanto a atividade ainda carece de maior fiscalização no controle
de danos ambientais e na regulação trabalhista.
8. Em grupo, criem um relato de uma viagem pelo continente americano, adotando as indicações a seguir.
- Pesquisem em mapas, livros, revistas, filmes, internet e outras
fontes para escolher o trajeto da viagem. O trajeto deve passar por quatro locais
com aspectos físicos diferentes e ser realizado de carro, ônibus ou trem.
- O relato deve conter as percepções do clima local, da vegetação
predominante, da atividade econômica praticada, a cultura dos povos etc.
- Lembrem-se: vocês irão fazer um relato de viagem, portanto,
vocês devem incluir as dificuldades, os momentos divertidos, acontecimentos curiosos
etc.
Atividade de pesquisa. Espera-se que
os alunos consigam sintetizar o que estudaram durante a elaboração do texto. A
seguir, há algumas orientações para ajudar no trabalho dos alunos.
- Distribua alguns atlas para os
grupos de trabalho.
- Supervisione a escolha dos
lugares, para que eles não sejam muito repetidos.
- Durante as aulas em que os alunos
trabalharão em grupo, acompanhe a construção do relato.
- Peça aos alunos que façam primeiramente
em rascunho, para o caso de mudarem de ideia ao longo do desenvolvimento do
texto.
- Escolha a forma de apresentação do
trabalho: murais, seminário ou até mesmo uma encenação.
O importante é que, além de
demonstrar conhecimentos geográficos, os alunos possam coloca sua
individualidade e sua percepção de mundo no trabalho, assim com o modo como se relacionam
em grupo.
a) indicadores sociais mais próximos aos dos países rios que
aos da média mundial.
b) posição intermediária entre os países ricos e a média mundial,
sendo o melhor índice, o de longevidade.
c) renda igual à média mundial e indicadores
de longevidade e educacionais melhores que os da média mundial.
d) renda semelhante à dos países ricos e os piores
indicadores de qualidade de vida do planeia.
e) índices de longevidade e educacionais semelhantes aos dos
países ricos.
Muito bom!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito obrigado!
ResponderExcluirAjudou bastante. Obrigada! 😘
ResponderExcluirNao mim ajudou
ResponderExcluir