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quarta-feira, 29 de junho de 2016

Projeto Araribá: Página 72 - Europa

1. Observe a figura e em seguida liste as três principais unidades do relevo europeu e cite dois exemplos de cada uma delas.
Maciços antigos: Montes Urais e Alpes Escandinavos.
Planícies centrais: Planície da Hungria, Planície Germano-Polonesa.
Cordilheiras recentes: Pirineus, Cárpatos, Apeninos, Bálcãs, Cadeia do Cáucaso.
 
2. De acordo com a figura, quais foram os três maiores fluxos imigratórios em direção à Europa Ocidental após a Segunda Guerra Mundial?
Os três maiores fluxos foram provenientes do Centro e Leste Europeu, dos Bálcãs e da Turquia.
 
3. Qual é a importância econômica dos rios e mares europeus? Dê exemplos que justifiquem sua resposta.
Os rios e mares são aproveitados para a navegação, principalmente no transporte de cargas entre os países e entre o interior e os postos. Um exemplo é o Rio Sena, na França, que passa por Paris, onde é utilizado para abastecimento de água, irrigação e transporte até o litoral.
 
4. Observe o mapa abaixo, sobre os principais problemas ambientais na Europa, e faça o que se pede.
Descreva os principais problemas ambientais na Europa.
Chuva ácida: a queima de combustíveis fósseis contribui para a emissão de gases, principalmente dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio, que, em contato com o ar e o vapor de água, formam soluções ácidas.
Desertificação: processo de degradação do solo causado por recorrentes incêndios e pela ação humana.
Resíduos nucleares: algumas áreas encontram-se contaminadas com radioatividade em consequência de testes feitos no passado, de vazamentos, ou por serem locais de armazenamento.
 
5. Leia a reportagem a seguir e faça o que se pede.
Europa de portas fechadas
"O presidente da França e o premiê da Itália, Nicolas Sarkozy e Silvio Berlusconi, propuseram ontem a revisão do tratado europeu de livre circulação de pessoas e a volta das fronteiras nacionais. Em Roma, os governos de França e Itália tentaram dar uma demonstração de que superaram suas diferenças dos últimos dias diante do fluxo de imigrantes da Tunísia e Líbia.Mais de 500 mil pessoas deixaram esses países para outras nações africanas, fugindo dos conflitos. Uma porção bem menor - de 30 mil - atravessou o Mar Mediterrâneo em pequenos barcos e chegou no sul da Itália, causando um terremoto politico na UE. [...]
"A juventude árabe perdeu a fé no projeto europeu de democracia e liberdade. Dizem que precisamos nos libertar de nossos ditadores. Mas quando chegamos aqui fugindo da morte, somos recebidos por policiais armados que exigem que voltemos a nossos países de origem', alertou [Mahmoud] Chauzy [estudante de Direito na Tunísia]."
CHADE, Jamil. Itália e França querem dificultar livre circulação. O Estadão de São Paulo. 27 abr, 2011. Disponível em www.estadao.com.br Acesso em 22 fev. 2012.
a)  Por que motivos tunisianos e líbios tentam imigrar para países europeus como França e Itália?
Porque buscam melhores condições de vida.
b) Explique a contradição apresentada pelo estudante tunisiano.
Ao mesmo tempo que governos de países europeus mostram-se contrários aos regimes ditatoriais, impedem a entrada de muitos imigrantes que buscam uma vida melhor em países europeus.

6. Analise o gráfico e a pirâmide etária a seguir e faça o que se pede.
a) Que relações podemos estabelecer entre os dados de crescimento populacional da Europa e de sua estrutura etária?
A tendência de queda na população total da Europa, estimada para 2050, reflete a diminuição do número de jovens no total da população, como se constata na pirâmide etária. Assim, a proporção de adultos e idosos no total da população aumenta.
b) Cite duas causas para as atuais mudanças no perfil etário da população europeia.
Podem-se destacar: adoção de métodos contraceptivos; planejamento familiar; casamentos tardios;. aumento das despesas na criação dos filhos; maior inserção das mulheres no mercado de trabalho.

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