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quarta-feira, 29 de junho de 2016

Projeto Araribá: Páginas 110 e 111 - Leste Europeu e CEI

1. Defina, explicando o contexto histórico.
a) Kolkhoses.
Fazendas coletivas mecanizadas, organizadas por cooperativas e gerenciadas pelo governo da URSS, durante o período da Guerra Fria.
b) Comecom.
Sigla de Conselho de Assistência Econômica Mútua. Foi um acordo comercial criado entre os países do bloco oriental Europeu com a URSS. Quando a URSS se desagregou, o Comecom também deixou de existir.
c) CEI.
É a sigla da Comunidade de Estados Independentes. É uma organização confederativa criada após a desagregação da União Soviética. Os Estados-membros aceitam um governo central, mas tem a sua autonomia.

2. Aponte.
a) Mudanças na política interna da URSS após Mikhail Gorbarchev assumir o poder.
As medidas para a abertura ao mercado mundial e estabelecimentos da reestruturação econômica (perestroika) e para a transparência das ações do Estado (glasnost)
b) Os fatores de atraso na economia dos países do Leste Europeu, após sua inserção na economia de mercado mundial.
Com a inserção na economia de mercado, os países do Leste Europeu sofreram com o atraso tecnológico e o desemprego, resultante do período de adaptação da economia planificada para a economia de mercado.

3. A respeito da CEI, responda.
a) Por que a Rússia se empenhou para que houvesse a criação da CEI?
Para manter a hegemonia sobre a região, por interesses militares, e no uso dos recursos energéticos e da infraestrutura da região.
b) Qual foi o principal vínculo rompido entre os países que vieram a constituir a CEI? Por que isso aconteceu?
O vínculo comercia. Porque cada país queria se integrar ao comércio internacional da forma mais favorável possível aos seus interesses.
c) A qual bloco político e econômico os países da CEI começaram a se aproximar?
A União Europeia.

4. Cada uma das descrições a seguir se refere a um determinado país. Descubra qual.
a) Foi o que melhor se inseriu no mercado internacional, após desligar-se da URSS.
Estônia
b) Possui um passado ligado aos povos germânicos.
República Tcheca
c) Surgida do desmembramento da Tchecoslováquia, possui baixo desenvolvimento.
Eslováquia
d) Teve um bom desenvolvimento dos setores energéticos e das indústrias de base durante o regime socialista.
Romênia
e) Abriga o maior contingente de ciganos do mundo.
Romênia
f) A população tem elevado padrão de vida. Exporta produtos mecanizados e alimentos industrializados.
Hungria
g) Constitui uma histórica ligação entre a Rússia e o oeste da Europa.
Polônia
h) Culturalmente próximo da Rússia, tem problemas com corrupção e desemprego.
Bulgária
i) Investiu em seu potencial hidrelétrico para aumentar suas reservas energéticas e vem realizando esforços para atrair investimentos estrangeiros.
Geórgia
j) Em 2006 proclamou sua independência plena;.
Montenegro
k) Sofre com o bloqueio imposto pela Grécia, prejudicando a exportação de seus produtos agrícolas.
Macedônia

5. Quais países surgiram após a desagregação da Iugoslávia? Todos foram reconhecidos pela comunidade internacional?
Após a desagregação da Iugoslávia, surgiram a Eslovênia, a Croácia, a Bósnia-Herzegovina, a Sérvia, a Macedônia e Montenegro. Não foram todos os países que foram reconhecidos como tais: o Kosovo, uma província autônoma da Sérvia, declarou sua independência em 2008, porém, ainda não foi reconhecido por outros países e pela ONU.

8. Observe o esquema a seguir. Ele ilustra duas visões diferentes sobre o que é território. Reflita e responda à pergunta.
 
Por que Kosovo declarou sua independência, apesar de não ser reconhecida por outros países e pela ONU?
O interesse de Kosovo de se tornar um país independente não se baseia somente no objetivo de estabelecer a soberania política sobre seu território. a população majoritariamente comporta por albaneses muçulmanos, possui uma relação de alteridade com maioria dos sérvios que são cristãos ortodoxos.

10. Observe a tabela a seguir e responda.
a) Há algum país da CEI com IDH muito elevado?
Não, todos os países elencados são do Leste Europeu.
b) Qual é o país da CEI com melhor IDH?
O país com melhor IDH da CEI é Belarus;
c) De acordo com o perfil apresentado sobre os países, justifique porque a Eslovênia, a Estônia e a Hungria tem os melhores índices de IDH entre as ex-nações socialistas da Europa.
A Hungria tem boa comunicação fluvial com outros países e exporta produtos industrializados, como máquinas, produtos mecânicos e alimentos;
A Estônia tem importante centro industrial e foi o país das ex-repúblicas soviéticas que melhor se integrou com o mercado internacional;
A Eslovênia tem avançado parque industrial.

11. (UTRPR) “Cortina de Ferro” foi uma expressão usada no Ocidente para designar a fronteira que dividiu a Europa em duas áreas de distintas influências política e econômica, do final da Segunda Guerra Mundial até ao final da chamada Guerra Fria. Durante este período, a Europa Oriental esteve sob o controle político e/ou influência da União Soviética, enquanto que a Europa Ocidental esteve sob o controle político e/ou influência dos Estados Unidos da América. Era apenas uma linha imaginária, ao contrário do Muro de Berlim, que se constituiu numa barreira física. Sobre os Estados-satélites que faziam parte do bloco soviético, NÃO podemos enumerar a:
a) Polônia
b) Tchecoslováquia
c) Áustria
d) Hungria
e) Bulgária

Projeto Araribá: Página 102 - Leste Europeu e CEI

1. Liste.
a) Os países do Leste Europeu.
Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Romênia, Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Servia, Montenegro, Bulgária, Macedônia, Albânia e Geórgia.
b) Os países que constituem a CEI.
Rússia, Belarus, Ucrânia, Moldávia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Turcomenistão e Tadjiquistão.

2. Explique a seguir cada uma das medidas políticas importas pela URSS aos países da Europa Ocidental durante a Guerra Fria.
a) Partido único.
Sistema político em que não é permitido o pluralismo político.
b) Economia planificada.
Sistema econômico em que o Estado centraliza o controle de toda a atividade econômica.

3. Cite causas que levaram à crise da URSS e do modelo de socialismo implantado.
Altos investimentos na indústria bélica e de bens de produção, deixando investimentos insuficientes para a produção de bens de consumo; insatisfação popular com a centralização de poder do governo da URSS, especialmente no Leste Europeu; atraso tecnológico; a corrupção e a acumulação de recursos nas mãos dos agentes do Estado.

Projeto Araribá: Páginas 88 e 89 - 9º Ano - Europa

1. Identifique a que país se refere cada um dos itens a seguir.
a) É o país europeus que mais produz máquinas.
Alemanha
b) Clima, vegetação e tipos de solo desse país são muito semelhantes aos de Portugal e Itália.
Espanha
c) Dos países mediterrâneos, foi o primeiro a desenvolver sua indústria.
Itália
d) É o maior produtor de pescado da Europa Ocidental.
Noruega

2. Com base no mapa, responda.
a) Por que se denomina "centro" o espaço mais dinâmico da economia europeia?
O "centro" corresponde a área com maior quantidade metrópoles, com a maior quantidade de eixos de circulação e trocas, e é a origem dos fluxos de investimentos para outras partes da Europa.
b) Quais são as metrópoles mundiais europeias?
Londres e Paris
c) Cite pelo menos três países europeus que não integram a UE?
O mapa mostra que os investimentos saem do centro econômico e dinâmico para outras áreas periféricas menos dinamizadas.

3. Faça o que se pede.
a) Quais são as condições básicas para ingressar no UE?
O país deve ter uma economia desenvolvida, um regime político democrático que respeite os direitos humanos e aceitar a legislação da UE.
b) Qual a principal diferença entre a UE e a antiga CEE?
A CEE constituía uma unificação comercial interna entre os países europeus. Já a UE trouxe a construção de uma unidade política, além de introduzir progressivamente a moeda única, o euro.
c) Cite pelo menos três países europeus que não integram a UE.
Croácia, Sérvia, Montenegro, Macedônia, Turquia, Noruega, Suíça, Albânia, Kosovo, Bósnia-Herzegovina

5. De acordo com o que foi estudado, cite uma consequência para cada um dos itens a seguir.
a) Crescimento na aplicação de tecnologia nas atividades econômicas europeias.
Maior produtividade; maior competitividade no mercado internacional; aumento do desemprego.
b) Disponibilidade de armas de pequeno porte para parte da população.
Aumento de crimes violentos; manutenção de grupos criminosos (como os do narcotráfico); existência de movimentos separatistas armados.
c) Presença de imigrantes clandestinos e altas taxas de desemprego.
Surgimento de grupos xenófobos e neonazistas.

6. Observe a foto e responda.
a) O que produz a usina retratada acima?
Energia elétrica.
b) Por que podemos afirmar que a França tem muita necessidade desse tipo de energia?
Por não dispor de recursos naturais energéticos suficientes, a França buscou suprir suas necessidade por meio das usinas nucleares.
c) Esse tipo de usina gera que tipo de problema ambiental?
Produção de resíduos nucleares tóxicos e riscos de acidentes como o ocorrido em Chernobyl em 1986.

8. A imigração ilegal vem crescendo no continente europeu. Observe o mapa a seguir, que apresenta dados sobre esse fenômeno, e em seguida responda às questões.
a) Em qual país o número de mortos em migrações clandestinas passou dos 3.000?
Espanha, mais precisamente no Estreito de Gibraltar.
b) Em quais países ocorreram morte de imigrantes por falta de assistência ou por atos de racismo?
Destaque para Espanha, França, Alemanha e Itália, entre outros.
c) Qual é a causa de óbitos mais frequente entre os imigrantes clandestinos?
Afogamento
d) Por que a Europa é um continente bastante visado pelos imigrantes?
Pelas oportunidades de trabalho e qualidade de vida de que dispõe, tendo em vista que os imigrantes se submetem a vários tipos de trabalho e por uma remuneração inferior, comparada à dos europeus.

9. (Fatec, 2001) “Palavras de ordem, símbolos, propaganda, atos públicos, vandalismo e violência são, atualmente, manifestações de hostilidade frequentes contra estrangeiros na Europa. Os países onde mais intensamente têm ocorrido conflitos são Alemanha, França, Inglaterra, Bélgica e Suíça.”
(MOREIRA, Igor e AURICCHIO, Elizabeth. Construindo o espaço mundial. 3.ª ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 37. (Adaptado.)
 Sobre o fenômeno social enfocado pelo texto, é válido afirmar que se trata de conflitos:
a) civis e militares, relacionados às formas históricas de exploração dos países do chamado Terceiro Mundo.
b) ligados ao nacionalismo, ao racismo e à xenofobia, no contexto globalizado das grandes migrações internacionais.
c) entre imigrantes das diversas nacionalidades que invadem a Europa, atualmente, na disputa por empregos e por melhores condições de vida.
d) culturais, principalmente causados pelo conflito armado entre países católicos e protestantes, mas também, sobretudo, conflitos contra países islâmicos.
e) étnicos e sociais decorrentes das dificuldades de desenvolvimento de países europeus em continuar a sua industrialização nos setores tecnológicos de ponta.

Projeto Araribá: Página 72 - Europa

1. Observe a figura e em seguida liste as três principais unidades do relevo europeu e cite dois exemplos de cada uma delas.
Maciços antigos: Montes Urais e Alpes Escandinavos.
Planícies centrais: Planície da Hungria, Planície Germano-Polonesa.
Cordilheiras recentes: Pirineus, Cárpatos, Apeninos, Bálcãs, Cadeia do Cáucaso.
 
2. De acordo com a figura, quais foram os três maiores fluxos imigratórios em direção à Europa Ocidental após a Segunda Guerra Mundial?
Os três maiores fluxos foram provenientes do Centro e Leste Europeu, dos Bálcãs e da Turquia.
 
3. Qual é a importância econômica dos rios e mares europeus? Dê exemplos que justifiquem sua resposta.
Os rios e mares são aproveitados para a navegação, principalmente no transporte de cargas entre os países e entre o interior e os postos. Um exemplo é o Rio Sena, na França, que passa por Paris, onde é utilizado para abastecimento de água, irrigação e transporte até o litoral.
 
4. Observe o mapa abaixo, sobre os principais problemas ambientais na Europa, e faça o que se pede.
Descreva os principais problemas ambientais na Europa.
Chuva ácida: a queima de combustíveis fósseis contribui para a emissão de gases, principalmente dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio, que, em contato com o ar e o vapor de água, formam soluções ácidas.
Desertificação: processo de degradação do solo causado por recorrentes incêndios e pela ação humana.
Resíduos nucleares: algumas áreas encontram-se contaminadas com radioatividade em consequência de testes feitos no passado, de vazamentos, ou por serem locais de armazenamento.
 
5. Leia a reportagem a seguir e faça o que se pede.
Europa de portas fechadas
"O presidente da França e o premiê da Itália, Nicolas Sarkozy e Silvio Berlusconi, propuseram ontem a revisão do tratado europeu de livre circulação de pessoas e a volta das fronteiras nacionais. Em Roma, os governos de França e Itália tentaram dar uma demonstração de que superaram suas diferenças dos últimos dias diante do fluxo de imigrantes da Tunísia e Líbia.Mais de 500 mil pessoas deixaram esses países para outras nações africanas, fugindo dos conflitos. Uma porção bem menor - de 30 mil - atravessou o Mar Mediterrâneo em pequenos barcos e chegou no sul da Itália, causando um terremoto politico na UE. [...]
"A juventude árabe perdeu a fé no projeto europeu de democracia e liberdade. Dizem que precisamos nos libertar de nossos ditadores. Mas quando chegamos aqui fugindo da morte, somos recebidos por policiais armados que exigem que voltemos a nossos países de origem', alertou [Mahmoud] Chauzy [estudante de Direito na Tunísia]."
CHADE, Jamil. Itália e França querem dificultar livre circulação. O Estadão de São Paulo. 27 abr, 2011. Disponível em www.estadao.com.br Acesso em 22 fev. 2012.
a)  Por que motivos tunisianos e líbios tentam imigrar para países europeus como França e Itália?
Porque buscam melhores condições de vida.
b) Explique a contradição apresentada pelo estudante tunisiano.
Ao mesmo tempo que governos de países europeus mostram-se contrários aos regimes ditatoriais, impedem a entrada de muitos imigrantes que buscam uma vida melhor em países europeus.

6. Analise o gráfico e a pirâmide etária a seguir e faça o que se pede.
a) Que relações podemos estabelecer entre os dados de crescimento populacional da Europa e de sua estrutura etária?
A tendência de queda na população total da Europa, estimada para 2050, reflete a diminuição do número de jovens no total da população, como se constata na pirâmide etária. Assim, a proporção de adultos e idosos no total da população aumenta.
b) Cite duas causas para as atuais mudanças no perfil etário da população europeia.
Podem-se destacar: adoção de métodos contraceptivos; planejamento familiar; casamentos tardios;. aumento das despesas na criação dos filhos; maior inserção das mulheres no mercado de trabalho.